Capa / Programas de Qualidade e Normalização / ABAL no SIAMFESP – Certificação de produto

ABAL no SIAMFESP – Certificação de produto

A pedido da ABAL – Associação Brasileira do Alumínio, o Presidente do SIAMFESP, Sr. Arcângelo Nigro Neto, e seu Assessor Técnico, Sr. Roney Honda Margutti, receberam a associação em suas dependências para tratar de certificação de produto. Na ocasião, Nigro recordou toda a trajetória trilhada por ele e sua empresa no caminho da certificação de Panelas de Pressão de Alumínio.

As primeiras ações datam de 1990, quando em conjunto com mais uma empresa do setor iniciou as tratativas com o Falcão Bauer para a realização dos primeiros ensaios e a elaboração da primeira Norma Técnica da ABNT – Associação Brasileira de Norma Técnicas, para Panelas de Pressão, em 1992. Após a elaboração da norma o INMETRO passou a certificar voluntariamente o produto e desde 1º de setembro de 2009 a certificação de Panelas de Pressão é compulsória.

Em 2012 o INMETRO soltou nova portaria determinando a Certificação Compulsória para todos os Utensílios Domésticos Metálicos, ou seja, qualquer tipo de panela, desde formas para bolos, fervedores com e sem revestimento, panelas de ferro, de aço inoxidável, pipoqueiras, woks etc. deve obter a certificação. Na ocasião também foram tratadas questões sobre RAC – Regulamentos de Avaliação da Conformidade, RTQ – Regulamento Técnico da Qualidade, modelos de certificação, sistema Orquestra, Normas ABNT, Auditorias, Sistema de Gestão da Qualidade, Laboratórios e Acreditação, assim como a experiência do SIAMFESP nos outros segmentos que representa.

Fonte: Gerencia de Tecnologia SIAMFESP – Roney Honda Margutti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIAMFESP