Capa / Programas de Qualidade e Normalização / Ensaio de Abrasão para Metais e Plásticos Sanitários

Ensaio de Abrasão para Metais e Plásticos Sanitários

No mesmo dia que a ABNT/CE-178:002.002 – Comissão de Estudo de Revestimentos, liberou a norma de revestimentos para publicação como norma brasileira, a ABNT NBR 10283, o Grupo de Trabalho de Revestimentos apresentou sugestão de método de ensaio para verificação da resistência à abrasão de superfícies de metais e plásticos sanitários.

O GT que tem como relator o Assessor Técnico do SIAMFESP, o Eng. Roney Honda Margutti, apresentou os trabalhos, estudos e experimentos realizados pelo grupo como, por exemplo, os diversos métodos testados, entre eles o método de queda de areia, abrasão rotativa (taber test) e de lavabilidade.

Outro desafio do grupo, após a definição do método de lavabilidade como o escolhido, foi a definição do material a ser utilizado para gerar o atrito com as superfícies, onde foram testadas as diversas esponjas apresentadas no mercado (dupla face, não risca etc.) e outros materiais como panos alvejados e flanelas.

Após diversos testes e estudos, o grupo concluiu que a melhor especificação de material é a esponja litográfica, utilizada pela indústria gráfica para limpeza de equipamentos e rolos de impressão, pois foi desenvolvida para aguentar esforços, não soltar fiapos e não riscar, além de possuir alto potencial de absorção.

O próximo passo da comissão será os participantes aplicarem o método apresentado para verificar a sua aplicação e viabilidade técnica, visando a possibilidade de se incluir em norma para o setor de metais e plásticos sanitários.

Para maiores informações entrar em contato com o SIAMFESP no telefone:  11-2291-5455

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIAMFESP