Capa / Programas de Qualidade e Normalização / Estudo de Revestimentos Antiaderente

Estudo de Revestimentos Antiaderente

No dia 12/06/18, ocorreu nas dependências do SIAMFESP, no âmbito da ABNT/CEE-066 – Comissão de Estudos de Utensílios Domésticos Metálicos, a apresentação de proposta de trabalho para a avaliação de revestimentos antiaderentes.

Para a apresentação o SIAMFESP trouxe da Universidade de Caxias do Sul, de seu quadro permanente, o Professor Doutor Alexandre Fassini Michels, com doutorado em Ciências dos Materiais – UFRGS (2004) e Pós-Doutorado no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2005) onde atua como pesquisador e foi professor colaborador convidado (2005-2012), efetuou graduação em Engenharia pela UFRGS e mestrado em Engenharia pelo PPGEM – UFRGS (1999).

Michels demonstrou como a nano estrutura influencia nas superfícies dotadas de hidrofobia (repelente à água), inspiradas na natureza como penas de aves e folhas de plantas. Uma das mais interessantes é a folha de lótus que além de hidrofóbica também é lipofóbica, ou seja, repele até oleosidades e promove a limpeza de sua superfície evitando a proliferação de fungos.

Segundo o Assessor Técnico do SIAMFESP, o Eng. Roney Honda Margutti, a apresentação do Prof. Michels foi de suma importância ao abordar a nano estrutura, pois demonstrou que uma superfície antiaderente de uma panela não depende apenas do material empregado e que muitas vezes uma superfície de boa qualidade pode ainda não ser suficientemente boa para a antiaderência de todos os alimentos.

O Setor de UD do SIAMFESP deverá se reunir novamente visando avaliar as informações apresentadas objetivando a contratação de um estudo que apresente um método de ensaio com embasamento técnico para a avaliação de revestimentos antiaderente a ser inserido nas normas técnicas.

Fonte: Gerencia de Tecnologia SIAMFESP – Roney Honda Margutti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIAMFESP