Capa / SIAMFESP em Ação / iCON Debate a Inovação aberta corporativa

iCON Debate a Inovação aberta corporativa

O SIAMFESP prestigiou no último dia 3 de agosto, o 1º Open Innovation & Coffee, um intercâmbio de experiências sobre ações voltadas à inovação aberta corporativa, promovido pelo SindusCon-SP O Sindicato foi representado pelo gerente de Tecnologia Roney Honda Margutti e pelo gerente administrativo Sérgio Malpica. Também participaram representantes da Votorantim Cimentos, Alphaville Urbanismo e Embraer.

Abrindo o evento, José Romeu Ferraz Neto, presidente do sindicato, destacou a criação do iCON, o hub de inovação da construção que o SindusCon-SP está coordenando para congregar os participantes do ecossistema de inovação tecnológica. O objetivo é fomentar soluções factíveis para os desafios dos diversos segmentos da indústria da construção. “Nós precisamos compreender as possibilidades oferecidas pelas startups e elas precisam conhecer e entender a construção para criar o que estamos necessitando”, afirmou.

Coordenando os debates ao final do evento, Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente do sindicato, destacou que o SindusCon-SP, por meio do iCON se propõe a ser “um ambiente atrativo e estimulador, um espaço de conexão, colaboração e confiança, ajudando a criar novas ideias e soluções para o mercado da construção”.

Defendendo que “a colaboração é a palavra chave para a inovação”, o líder do Programa de Inovação Aberta da Votorantim Cimentos, Alexandre Augusto Mosquim, comentou que “o SindusCon-SP está se tornando o grande portal da construção”.

Mosquim detalhou o funcionamento do programa da Votorantim Cimentos, explicando que assim, a empresa e as startups selecionadas desenvolveram soluções para gestão digital de territórios de exploração mineral e florestal e de logística.

Patrícia Dias Hulle, gerente geral de Negócios da Alphaville Urbanismo, apresentou o Alpha Inova, seu programa de startups, objetivando gerar valor para a empresa e seus clientes. Inicialmente foram identificados desafios em áreas tais como atendimento, gerenciamento de obras, construção sustentável, marketing/vendas, cobrança e processos internos. Após um processo próprio de divulgação, seleção e validação, seis startups foram contratadas para desenvolver soluções àqueles desafios, entre elas: ZeroDistrato, QueroQuitar!, e Lean Survey.

Luciano Pedrote, líder da Equipe de Estratégia da Embraer, mostrou as ações da empresa de fomento à inovação tecnológica de produto e de processo. Destacou a importância de a empresa ter clareza sobre seus desafios e de pensar de forma inovadora e estratégica, inclusive desenhando cenários futuros de 10 e 20 anos para a frente.

Em reverência aos 50 anos de criação do primeiro avião da Embraer, o Bandeirante, Pedrote exibiu um vídeo com uma mensagem emocionante do fundador da empresa, coronel Ozires Silva, estimulando o empreendorismo e a inovação.

Fonte: AZM Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIAMFESP