Capa / SIAMFESP em Ação / Reunião CRHIS – REONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO

Reunião CRHIS – REONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO

Em 20 de junho de 2018, na sede do Sindicato, aconteceu mais uma reunião do CRHIS – Comitê de Relações Humanas e Industriais do SIAMFESP.

Na abertura dos trabalhos o Assessor Trabalhista e Tributário do Sindicato, Celso Davi Rodrigues explicou a decisão do Governo de reonerar a Folha de Pagamento e as providências que o Sindicato está tomando para tentar ao menos amenizar os impactos nas empresas.

Segundo ele, o Governo Federal decidiu retirar diversas NCMs (Nomenclatura Comum do Mercosul) da relação de desoneração. Até então, 42 NCM ligadas aos setores representados pelo SIAMFESP estavam inclusas na relação. Com a nova medida,  apenas a NCM do setor de metais sanitários – torneiras, permanecem com a desoneração.

Diante do quadro, o SIAMFESP entrou em contato com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para ingressar com um mandado de segurança solicitando que essa alteração, prevista para setembro de 2018, seja efetivada apenas a partir de janeiro de 2019.

Celso Rodrigues explica que nos setores de metais sanitários, utensílios domésticos, fechaduras e ferragens, a folha de pagamentos representa aproximadamente 19% do faturamento total da empresa. “Com o fim da desoneração elas perdem essa margem sobre o faturamento.”

A reunião abordou ainda modalidades de rescisão do Contrato de Trabalho, homologações, quitação anual e acordo extra judicial, além do dissídio coletivo – Força Sindical e Pré-proposta da FEM –CUT.

                                         O Coffe Break foi patrocinado pela empresa Orhganiza – Gestão de Pessoas e Processos.

Fonte: AZM Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIAMFESP