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Reunião do Crhis orienta sobre preenchimento dos dados do eSocial

O Comitê de Relações Humanas e Industriais do SIAMFESP (Crhis), realizou reunião no último dia 9 de agosto para dar continuidade às discussões sobre o eSocial. Dessa vez os presentes puderam acompanhar o passo a passo da segunda fase (cadastro do empregador; trabalhador sem vínculo empregatício; benefícios previdenciários e exclusão de eventos).

 O Assessor Trabalhista e Tributário do SIAMFESP, Celso Davi Rodrigues, explica que o objetivo dessa etapa é mostrar todas as obrigações que estão por trás do cadastro: a vinculação do empregado, registro, os cumprimentos de algumas cláusulas da convenção, resgatar algumas questões legais que são importantes e acabam passando despercebido.

 Rodrigues lembra que o cadastro geralmente é feito pelas próprias empresas, mas que pode ser transferidos para as contabilidades. “Logo nossa intenção é mostrar que essa comunicação tem que ser bastante eficiente e de certa forma planejada, porque as informações não podem ser passadas para a contabilidade em cima da hora e do prazo.”

 Ele lembra que alguns prazos sempre existiram, mas que não eram cumpridos. Embora estejamos em fase de adaptação, com a obrigação do eSocial tudo isso acaba mudando. “Os prazos terão que ser cumpridos, logo o encaminhamento da informação precisa ser feito em tempo hábil.”

 Algumas divergências não acarretam em multa, elas são um sinalizador que tem alguma coisa de errado e precisam ser ajustadas na empresa. Alguns fatores como débito  trabalhista,  cargo inadequado com a mesma descrição de função, salários diferentes sinalizam inconsistência para o eSocial, isso  pode acarretar em fiscalização, explica.

Fonte: AZM Comunicação

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