Capa / Legislação / BLOCO K é tema de palestra do GET

BLOCO K é tema de palestra do GET

A implantação do Bloco K foi o principal tema da Reunião do Grupo de Estudo Tributário (GET), do SIAMFESP, no último dia 14 de março. Durante a abertura o assessor Trabalhista, Celso Davi Rodrigues, destacou a importância do tema, visto que exigirá uma atenção maior dos empresários.

A primeira parte dos trabalhos ficou por conta da analista Fiscal, Renata Piovani de Oliveira, da Contábil Bonanza. Segundo ela, com a implantação do Bloco K as empresas terão que melhorar o cadastro dos produtos que recebem, que industrializam e os que vendem. “É uma melhoria na parte de software da empresa, do inventário, do estoque. Isso terá que ser melhorado nas empresas a partir de agora.”

O K200, aparentemente, tem poucos itens, porém fundamentais para o inventário do estoque considerando matéria prima, embalagens, produtos em posse de terceiros, produtos de terceiros em posse da empresa, produtos intermediários entre outros. Já o K280 é um ajuste, caso ocorra divergência entre os dados da empresa o o que foi informado no K200.

Ela lembra que a empresa precisa alimentar bem o sistema, e cabe à Contabilidade fazer a verificação da informação, atendendo aos padrões pedidos pela Receita. Como a Contabilidade não está dentro da empresa será necessário que ela faça algumas perguntas ao empresário, orienta.”

Na segunda parte das palestras, o diretor da Accion Sistemas para Gestão e Inovação, EdneyMossambani, falou da importância do uso de tecnologia da informação para administrar tais informações. Segundo ele, as empresas necessitam de controles tanto para atender a legislação ou o Fisco.

Essa melhora de processos envolve a comunicação entre as áreas, a comunicação que alimenta a necessidade de produtos e insumos, validação constante da quantidade de produtos que o mercado está absorvendo, a variação de preços, a variação de quantidade e moldar sua capacidade produtiva.

O assessor Celso, finaliza lembrando que as empresas enquadradas no SIMPLES NACIONAL como micro ou pequenas empresas ainda não tem data para ingressar com a obrigação do Bloco K.

Fonte: AZM Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIAMFESP