Capa / SIAMFESP em Ação / SIAMFESP – PALESTRA ORIENTA SOBRE OBRIGAÇÕES AMBIENTAIS

SIAMFESP – PALESTRA ORIENTA SOBRE OBRIGAÇÕES AMBIENTAIS

O SIAMFESP promoveu no último dia 21 de março palestra sobre “Obrigações Ambientais”. O especialista em serviços técnicos e tecnológicos do SENAI, Edesio Gersel Brancatti Rocca falou sobre as obrigações ambientais legais aplicadas às empresas, com enfoque na sistemática e procedimentos de licenciamento ambiental e atribuições e competências de cada órgão do Sistema Nacional de Meio Ambiente.
O especialista lembra que existe uma preocupação das empresas em atender às exigências, no entanto, nem todas têm domínio desse conteúdo. “Hoje o principal documento que norteia uma atividade é a licença de operação. Ela é a base de tudo. Nela estão as exigências técnicas, que são várias”.

Rocca explica que as licenças ambientais envolvem tratamento de efluentes, emissões atmosféricas de produtos químicos que podem ser liberados por chaminés, poluição do solo e das águas. “Tudo isso a licença de operação norteia e algumas outras, como no caso do Ibama, que é o CTF, que é um cadastro técnico.”

Outro aspecto abordado pelo palestrante foi o CADRI. “É um certificado que permite que você pegue seu resíduo, especialmente o classe 1, e destine-o para local credenciado pela Cetesb.” Ele explica que algumas empresas pequenas não tem condições de fazer isso sozinhas, então contratam uma empresa que faz a gestão dos resíduos e tira a documentação para eles, atendendo a legislação vigente.

Para controlar todas essas etapas é importante ter um gestor de meio ambiente dentro da empresa, destaca. “Ele é fundamental para cuidar de todo o gerenciamento ambiental e mostrar que meio ambiente não é custo, mas sim trazer lucros operacionais para a empresa. O gestor ambiental além de cuidar de toda essa parte de licença de operação, CADRI, ele também vai cuidar da empresa tentando reduzir desperdícios e melhorar a produtividade.”

Presente ao evento, a gestora ambiental do Grupo Lorenzetti, Lissandra Palheta destacou a importância da iniciativa do SIAMFESP. “Qualquer curso ou palestra ambiental é extremamente importante para a indústria, pois ela depende de tudo isso. Se a indústria não consegue gerenciar isso da melhor forma ela também vai ser prejudicada.”
A Lorenzeti possui um Departamento com vários setores dentro do ambiental. Além da gestora existe uma comunicação integrada com todos. “Em todos os setores têm pessoas especialistas que ajudam a equipe de meio ambiente”, explica Lissandra.

parte 1

Parte 2

Parte 3

Fonte: AZM Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIAMFESP