Capa / Programas de Qualidade e Normalização / UDM – Regulação mercado de reposição

UDM – Regulação mercado de reposição

No dia 08/abr/19 ocorreu a segunda reunião de 2019 da ABNT/CEE-066 – Comissão de estudos de utensílios domésticos metálicos que, entre os demais assuntos, tratou da revisão da ABNT NBR 15684 – Peças de reposição de panelas de pressão, que se encontra vigente desde 2011, ou seja, há praticamente oitos anos sem ter sido revisada ou confirmada em análise sistemática.

Na ocasião foram discutidas as questões que envolvem o mercado de reposição e que ainda não possui regulamentação implementada pelo INMETRO. O Sr. Roney Honda Margutti, Assessor Técnico do SIAMFESP, ressalta a importância de se adiantar o assunto e obter respostas e opiniões formadas do setor para uma futura portaria de certificação.

Uma das questões apresentadas foi a abrangência da norma que, atualmente, está fechada nas válvulas de segurança de panelas de pressão, porém há igualmente risco de lesão ao consumidor que envolvem outras peças de reposição como, por exemplo, os cabos removíveis.

As dificuldades e particularidades envolvendo este mercado altamente pulverizado serão debatidas na próxima reunião da comissão, assim como, para esta mesma reunião, há a previsão de se apresentar o trabalho que se encontra em fase de finalização junto à UCS – Universidade de Caxias do Sul, sobre classificação de revestimento antiaderente.

Para maiores informações entrar em contato com o SIAMFESP no telefone: 11-2291-5455

Fonte: Gerencia de Tecnologia SIAMFESP – Roney Honda Margutti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIAMFESP