Normalização

ABNT/CB-248 completa 1 ano

07/10/2021

No último dia 1° de outubro a Instalação do ABNT/CB-248 com a Secretaria Técnica do SIAMFESP, completou um ano. No evento de criação o presidente da ABNT, Mario William Esper, definiu o Comitê Brasileiro de Esquadrias, Componentes e Ferragens em Geral (ABNT/CB-248) como “um Comitê Brasileiro que já nascia forte porque tem um Sindicato de envergadura apoiando o processo de normalização” na reunião que marcou o início da Instalação em 2020.

cb 248O SIAMFESP responde pela Secretaria do novo Comitê, resultado da fusão de duas comissões de estudo especiais, a ABNT/CEE-188 e a ABNT/CEE-191, responsáveis pela normalização de ferragens e esquadrias.

O ABNT/CB-248 possui o seguinte escopo: Normalização no campo de esquadrias, componentes e ferragens em geral, compreendendo esquadrias para janelas, portas, fachadas-cortinas e guarda-corpos; fechaduras de embutir e de sobrepor; fechaduras auxiliares; travas; puxadores; dobradiças; cadeados; componentes para esquadrias; ferragens para vidros e ferragens em geral, no que concerne à terminologia, procedimentos, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.

Essa comemoração é coroada com a feliz notícia que nos tornamos membro participante (P) do ISO/TC 162 – Comitê Técnico da ISO nº 162 – Esquadrias e Fachadas Cortinas. Com isso o SIAMFESP cumpre com o compromisso de internacionalização da normalização brasileira passando a participar e colaborar dos estudos e deliberações das normas internacionais de esquadrias e fachadas cortinas.

O SIAMFESP parabeniza todos que participam desse projeto e têm trabalhado arduamente para vê-lo crescer e cumprir suas metas.