Normalização

Discussão no SIAMFESP do Novo Modelo Regulatório do Inmetro

09/09/2019

O SIAMFESP apresenta Novo Modelo Regulatório do Inmetro

Discussão inmetro set 2019

O  SIAMFESP sediou, no dia 29 de agosto, evento que apresentou o Novo Modelo Regulatório (NMR) do Inmetro, que tem como objetivo fortalecer a qualidade, fiscalização e segurança dos produtos comercializados no país.

Para Roney Marguti, gerente de tecnologia do SIAMFESP, o evento tem grande importância pois evidência a necessidade de se ter uma garantia maior da qualidade dos produtos, já que esses podem trazer riscos a segurança e a vida dos consumidores. “O SIAMFESP apoia toda e qualquer ação voltada para a conformidade técnica, seja de certificação, qualificação ou normalização. Todos os produtos devem ser espelhados em boas práticas, então ressalto a importância do apoio aos selos do Inmetro que promovem essa garantia e assim avançarmos nessa política”, explica Marguti.

O presidente da MPS Metais, Luiz Roberto dos Santos, esteve presente na palestra para conhecer o novo modelo e acredita que a ideia seja excelente, “vai mudar a visão do Inmetro e dos empresários, dando equilíbrio para o mercado, eliminando os produtos que apresentam má qualidade e fiscalizando esta atividade, pois não adianta ter normas sem fiscalização”, explica.

O evento ainda contou com o lançamento de um selo que será utilizado pelas empresas de revestimento de perfis de aço e alumínio, para a fabricação de esquadrarias e janelas. “A ideia é trazer uma certificadora internacional reconhecida para que as empresas possam ter acesso ao selo. Para isso, é preciso que haja uma entidade técnica no Brasil e associações que estejam ligadas a ele”, comentou Roney Marguti.

Fonte: AZM Comunicação