Normalização

As Normas Técnicas de Olho no MRI

07/04/2022

O SIAMFESP tem trabalhado junto ao desenvolvimento do Modelo Regulatório do Inmetro (MRI) considerando a importância e impacto da Lei de Liberdade Econômica na normalização brasileira.

normas tecnicasAs normas técnicas da ABNT devem focar no desempenho dos produtos e serviços sem a prescrição de soluções únicas, mas na forma de sua avaliação de evolução técnica dos setores envolvidos.

Desta forma que noticiamos os principais trabalhos em desenvolvimento na área técnica do SIAMFESP como a ABNT NBR 15423 – Válvulas de escoamento, que se encontra em plena Consulta Nacional.

Uma das evoluções está na análise dimensional das Válvulas, a partir de agora não serão mais prescritas todas as dimensões do produto,  o fabricante deverá colocar em suas embalagens para quais dimensões de cubas e pias elas são indicadas.

Seguindo esta diretriz, a ABNT NBR 15321 – Revestimento antiaderente de utensílios domésticos, que atualmente está com sua revisão em andamento, utiliza testes em laboratórios no lugar de especificar espessuras.

A revisão ABNT NBR 14913 – Fechaduras de embutir também caminha por esta direção apontando os requisitos de desempenho que estas fechaduras e as novas fechaduras eletrônicas e biométricas devem atender.

Estes são alguns trabalhos que estão sob a coordenação do SIAMFESP. Para mais informações basta entrar em contato no e-mail siamfesp@siamfesp.org.br ou no tel.: 11-2291-5455.