SIAMFESP em Ação

Estudo da Fiesp aponta cenário econômico 2021

17/06/2021

O presidente do SIAMFESP Arcangelo Nigro Neto participou no último dia 14 de junho da reunião de Diretoria da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Como acontece desde o início da pandemia, a reunião acontece de forma virtual e reúne presidente dos Sindicatos filiados.

cenarioNa oportunidade o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, falou sobre as reuniões que teve com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, e com o ex-presidente Michel Temer. Outros temas abordados foram a pesquisa sobre a margem de preferência em compras públicas, o Refis, a reforma administrativa, a reforma tributária, dentre outros.

Skaf também apresentou um material preparado pela Federação sobre o Cenário Econômico 2021. Apesar do recrudescimento da pandemia, da retirada dos estímulos fiscais, a atividade econômica mostrou nos três primeiros meses de 2021, um alto grau de resiliência. O desempenho do PIB (Produto Interno Bruto) no 1º trimestre de 2021 foi melhor do que o verificado no mesmo período de 2020.

A indústria total mostrou alta de 0,7% e o setor de Serviços subiu 0,4%. A Agropecuária também exibiu forte aumento. Apesar do recuo, a indústria de Transformação segue mais de 4% acima do trimestre anterior à pandemia (4º trimestre/19).

Segundo o material divulgado pela Fiesp, as razões para a resiliência da economia neste ano são o aprendizado acumulado ao longo dos últimos meses sobre o vírus, que refletiu na adoção de protocolos eficientes, permitindo a continuidade de diversas atividades econômicas, em particular, na indústria de Transformação e no Comércio, dentre outras.

O uso da poupança das famílias, acumulada em 2020, será um fator positivo para o crescimento em 2021. O estudo explica que se o PIB ficar estável nos próximos trimestres encerrará o ano com alta de 4,9% sobre a média do ano passado.