SIAMFESP em Ação

Grupo Sevilha apresenta mudanças no eSocial

11/11/2021

No último dia 9 de novembro, Grupo Sevilha em parceria com a FIESP e um grupo de Sindicatos, incluindo o SIAMFESP, realizou o webinar gratuito Sua empresa está pronta para as mudanças em 2022? A live foi apresentada pelo CEO do Grupo Sevilha, Vicente Sevilha, com participação especial do sócio-proprietário da Tríade Assessoria e Consultoria, Antonio Augusto Lisboa.

webinar boletim 11.11O webinar abordou questões que envolvem a plataforma eSocial, que conecta informações dos colaboradores das empresas para que sejam entregues ao governo, e que a partir de janeiro de 2022 deve incluir também em seu banco de dados, obrigatoriamente, informações sobre Saúde e Segurança do Trabalho (SST).

Dentre as mudanças na plataforma, estão; Implementação do GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais); Alteração das regras para capacitação e treinamento em SST; Tratamento diferenciado para MEI/ME/EPP; Prazos de renovação de documentações em SST e Prestação de informação digital e digitalização de documentos.

O prazo de renovação da documentação em SST no eSocial é de até 2 anos para todas as empresas, mas para empresas que possuem Sistema de Gestão implantado e reconhecido, poderá ser de até 3 anos. As obrigações SST para eSocial são; Aposentadoria especial; Exames médicos; CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho); Insalubridade e periculosidade; Tributação de SST e benefícios previdenciários.

A mudança na plataforma tem como objetivo reduzir a burocracia e facilitar a implementação nas pequenas e médias empresas. As companhias que não cumprirem com a regulamentação estarão sujeitas a pagamento de multas com valores já definidos que variam de R$ 402,53 a R$ 181.284,63 de acordo com tabela já divulgada pelo eSocial.

O webinar está disponível na íntegra no canal do Youtube da Sevilha Contabilidade, para assistir.