SIAMFESP em Ação

Um ano de muito trabalho e bons resultados

16/12/2021

O ano de 2021 foi bastante ativo no SIAMFESP. A exemplo de 2020 a equipe do Sindicato se desdobrou para trazer informação de qualidade para os associados, principalmente nos campos Tributário, Trabalhista, Saúde e Segurança e Meio Ambiente.

balanço 2021Boa parte dos temas mais importantes foram abordadas em diversos Webinares com a colaboração de parceiros tradicionais do Sindicato, como Dra. Ivani Bramante, Dr. Eduardo Correa da Silva, Vicente Sevilha, Dr. Jean Carlos Fernandes, Nelson Costa, Fast Solution, Dr. Elcio Pereira da Silva.

Um tema que ocupou bastante os profissionais do SIAMFESP foi a implantação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Foi preciso dedicar tempo para entender melhor e implantar a nova legislação nas empresas. Para tanto, o SIAMFESP, apoiou diversos eventos e curso com objetivo de orientar os associados, dentre eles, cursos oferecidos pelo SENAI e pela plataforma iSend.

Ao longo de todo o ano o SIAMFESP também acompanhou e se manifestou nas reuniões sobre o Modelo Regulatório do Inmetro, que após 15 meses de trabalho foi lançado finalmente no último dia 7 de dezembro, em Xerém, no Rio de Janeiro, com a presença do diretor Executivo do Sindicato, Celso Daví Rodrigues, em um dos poucos eventos presenciais deste ano.

Ainda em termos de regulamentação do Inmetro e normalização ABNT, vale destacar o papel do Assessor Técnico do SIAMFESP, Roney Honda Margutti, que, atuando como Gestor do ABNT/CB-248,  que completou um ano em 2021, foi indicado e aprovado como coordenador da Comissão de Estudo de Fechaduras (ABNT/CE – 248:002:001).

Dentre as parcerias do Sindicato, uma que resultou em diversos eventos foi com a ABRAINC. Ao longo de 2021 os associados puderam participar de eventos importantes para o setor, contando inclusive com a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Na busca por informações voltadas ao mercado exterior, o Sindicato firmou parceria com a São Paulo Negócios (Prefeitura de São Paulo), SP Chamber of Commerce (Associação Comercial de São Paulo) e FECAP-PEIEX.

Para tratar da logística reversa, o SIAMFESP fechou parceria com a Eureciclo, que desenvolveu diversos eventos ao longo do ano, sempre com informações detalhadas sobre os principais processos que envolvem o tema.

Os associados puderam ainda acompanhar as edições da Revista Sindicatos em Ação, publicação bimestral da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e que reúne vários Sindicatos da Casa, mostrando ações e contribuindo para a troca de informações entre as entidades.

Os Boletins Informativos do SIAMFESP também ajudaram a manter associados, colaboradores e parceiros bem informados. A publicação quinzenal, ainda reservou edições especiais nas semanas mais agitadas do ano.

A produtividade das empresas também não foi esquecida, para tanto, o SIAMFESP apoiou as ações do Programa Brasil Mais!, que tem por objetivo aumentar a produtividade das pequenas e médias empresas e apoiou eventos do SEBRAE e SENAI.

No campo da normalização de produtos, o SIAMFESP, através do ABNT/CB-248 – Comitê Brasileiro de Esquadrias, Componentes e Ferragens em Geral, passou a integrar o Comitê Internacional ISO TC 162 como membro “P”.

A partir de novembro a Secretaria Técnica da ABNT/CEE-066 Utensílios Domésticos de Alumínio foi transferido para a ABNT/CB-248, tendo o SIAMFESP como entidade de suporte à secretária.

O Sindicato também prestigiou os eventos promovidos pela FIESP, como as Plenárias de Executivos, Webinar sobre Licenciamento Ambiental em parceria com a Cetesb, reuniões sobre Logística Reversa, reuniões do Deconcic (Departamento da Indústria da Construção e Mineração), eventos sobre a boa gestão do FAP RAT, o Construbusiness, e eventos da Câmara Ambiental da Indústria Paulista.

No campo trabalhista, destaque para as negociações com as Centrais Sindicais, dentre elas, FEM-CUT/SP e Conlutas e Intersindical.

Importante ressaltar que buscamos maior aproximação e fortalecimento das relações com entidades setoriais que comungam dos mesmos objetivos como ABEMS, AIMES, ABRAESP, ABIE, AFEAL, APL de Panelas Metálicas do Paraná, ABRAINC e ANAMACO.