SIAMFESP em Ação

SIAMFESP participa do Simpósio SINCOMAVI durante a FEICON

12/04/2024

Como entidade apoiadora da 18ª edição do Simpósio SINCOMAVI, o SIAMFESP esteve presente, no dia 04 de abril, durante a FEICON, no evento que teve com tema “Varejo inteligente – A força dos recursos humanos aliada ao digital”, e que discutiu os impactos da inteligência artificial e a integração entre tecnologia e recursos humanos.

Site 1 boletim 328 usar essaA primeira palestra abordou o assunto “Estratégias e tecnologias que atraem clientes”, e foi apresentada pelo consultor e professor universitário Adriano Kogachi Sá, que reforçou para os comerciantes presentes a importância do uso do CRM (Customer Relationship Management), do cadastramento de consumidores, bem como a avaliação correta dos custos envolvidos na atração e manutenção de clientes. Adriano não se esqueceu de mencionar a preponderância atual da experiência de compra, mas deu grande ênfase nos resultados obtidos pelas empresas que se valem de marketing de conteúdo e educacional em suas estratégias de divulgação.

Karen Cavalcanti, sócia-fundadora da MosaicLab, também foi uma das palestrantes do dia se valeu de boa parte de sua exposição para avaliar como a inteligência artificial tem sido empregada pelas empresas, não somente pelo varejo. No entanto, o que mais chamou a atenção do público foram as pesquisas realizadas pela MosaicLab sobre o varejo nacional. A categoria “decoração e reforma do lar”, por exemplo, está atualmente no top 15 de interesse no aumento de consumo do brasileiro, segundo dados coletados pela MosaicLab, e existe uma grande expectativa na melhora do desempenho do setor para o segundo semestre de 2024.

Em sua palestra, Caio Camargo, especialista em inovação no varejo, não trouxe apenas os principais temas que estiveram em evidência na última NRF, mas também tópicos que ficaram em segundo plano, como Shrinkage (roubos, furtos, fraudes e devoluções), um fenômeno que está aumentando no varejo dos Estados Unidos. Foi possível ainda conhecer exemplos de sucesso do varejo norte-americano, como brechós, petshops, vestuário e, até mesmo, sex shop. Em todos esses casos, mais do que tecnologia, os empresários acabaram por abordar o mercado de uma maneira singular, sobrepujando seus concorrentes a partir de uma visão diferenciada do consumo.

Por fim, Michelle Dapper, diretora de Recursos Humanos da Leroy Merlin, revelou como a maior rede varejista de material de construção do país está enfrentando o desafio de reduzir a rotatividade no quadro de colaboradores, quais os principais problemas e dilemas na atração e manutenção de talentos e quais as melhores estratégias para evitar o conflito de gerações nas relações trabalhistas. Sua apresentação foi uma das mais elogiadas do programa por abrir os olhos dos empresários do varejo de material de construção na questão do recrutamento, seleção e relacionamento com as novas gerações de trabalhadores.