Na manhã da última terça-feira, 11, o SIAMFESP recebeu Leandro Massucato, consultor empresarial do Lumen Instituto, que realizou uma palestra denominada “Navegar em tempos Sombrios: A importância do planejamento na adversidade". Durante a apresentação, Massucato deixou instruções sobre a importância do planejamento na adversidade.
A princípio, o palestrante falou sobre o cenário de incertezas vivido pelos empresários no Brasil, que encontram desafios como questões econômicas, conflitos internacionais e questões políticas que afetam a nação, e também desafios menores, como número de inadimplentes e dificuldade de contratação.
“Vivemos um momento de muitas empresas sendo abertas e também muitas se fechando, o que ressalta o quão nebuloso é o momento”, destacou o especialista.
Apresentando passos para uma maior estabilidade em um ambiente laboral, a começar pela análise dos fundamentos da empresa (missão, visão e valores). “Os gestores que elaboram um planejamento estratégico e o revisitam frequentemente, tendem a sofrer menos com as intempéries que há no mercado”, disse Massucato.
Por fim, uma importante orientação do consultor aos participantes foi que eles busquem manter um bom funcionamento entre os ambientes operacional (trabalho manual), tático (trabalho organizacional) e a gerência da empresa, a fim de que a engrenagem da instituição funcione continuamente, mesmo diante dos desafios que irá enfrentar.
"Independentemente do cenário, sempre haverá algo para nos desafiar. Como vamos agir diante disso, se vamos reclamar ou nos aprimorar, está em nossas mãos", encerrou o consultor.
Alguns dos associados deixaram suas impressões sobre a palestra, como Martha Christina Bosso, da metalúrgica Alboss e vice-presidente do setor de artefatos metálicos do SIAMFESP, que destacou como esses eventos ajudam as empresas a conhecer melhor seus processos.
“Muitas vezes, o empresário se preocupa muito em vender e pagar, mas o bom andamento de uma empresa está muito relacionado a fazer um bom trabalho interno, sempre buscando melhorar pontos falhos. Essa gestão é crucial para que a empresa sobreviva às adversidades do mercado”, afirmou a empresária.
Para Eide Vieira da Silva, da indústria Jowei Hanbratec e diretor do setor de artefatos metálicos do SIAMFESP, o conteúdo apresentado por Massucato foi muito bom para que os gestores vejam o que pode ser aprimorado. “Percebi que em nossa empresa estamos executando bem a gestão, baseado no que foi apresentado, mas consegui ver algumas coisas que posso aprimorar e vou alinhar isso”.
Associado