SIAMFESP em Ação

Logística Reversa – Siamfesp assina adesão ao TCLR – Termo de Compromisso de Logística Reversa

13/03/2019

logistica reversa

No Estado de São Paulo, a Cetesb estabeleceu, por meio da Decisão de Diretoria 076/2018, que a demonstração do atendimento às exigências legais sobre a obrigação de estruturação e implementação de sistemas de logística reversa passa a ser condicionante para a emissão ou renovação das licenças de operação.

Entre em contato com a equipe do SIAMFESP para saber mais!

Sistema de Logística Reversa de Embalagens

Pensando em uma solução para as empresas associadas domiciliadas no Estado de São Paulo, o SIAMFESP fez a adesão ao Termo de Compromisso de Logística Reversa de embalagens em geral (TCLR), firmado pela Fiesp, Ciesp, Abrelpe, Associações e Sindicatos patronais, com a SMA – Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e a Cetesb, em 23 de maio de 2018, que tem operação baseada em Certificados de Reciclagem.

Anicia Pio, gerente do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Fiesp, apresentou o projeto Renove +, nome dado ao sistema de logística reversa de embalagens. Seu objetivo principal, é estruturar um modelo alternativo para micro e pequenas empresas paulistas, viabilizando o cumprimento das exigências das políticas nacional e estadual de Resíduos Sólidos. A proposta é que os 27% dos materiais de embalagens não inseridos hoje na cadeia produtiva passem a ser, com a remuneração devida, levando em conta variáveis regionais e a viabilidade para pequenas e microempresas.

O modelo da Logística Reversa vem sendo discutido desde 2012 e pode auxiliar na solução conjunta da indústria e do setor de tratamento de resíduos sólidos que utilizam tecnologia desenvolvida para o rastreamento da reinserção de embalagens em geral recicláveis no ciclo produtivo. O objetivo comum é melhorar o meio-ambiente.

Concorrência Logística Reversa – Tem por objetivo viabilizar a comercialização dos créditos de reciclagem, oriundos das empresas que precisam adquirir os certificados, e a oferta de certificados, cedidas pelas operadoras logísticas. Através desta Concorrência fica mais justo e transparente esta intermediação, os Certificados são vendidos com preço mais barato e financeiramente mais acessível para as operadoras logísticas. É  um Leilão, onde os certificados de reciclagem possuem seus valores disputados entre os operadores.

Vantagem para a Empresa é poder  participar da Concorrência além de receber a garantia do Licença Ambiental de Operação renovada com a CETESB e  cumprimento da  a regulação ambiental da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)  no Estado de São Paulo.

Conheça mais sobre o assunto:

https://cetesb.sp.gov.br/logisticareversa/sistema-de-logistica-reversa-de-embalagens-em-geral-fiesp-ciesp-e-abrelpe/

https://www.fiesp.com.br/temas-ambientais/ver-todos/residuos-solidos/

Blog Eureciclo

https://nardes.jusbrasil.com.br/noticias/252707908/politica-nacional-de-residuos-solidos-e-sua-regulamentacao

Fonte: Comunicação SIAMFESP