SIAMFESP em Ação

Avanços e desafios no Setor de Esquadrias: 3ª Reunião do Fórum

19/12/2024

Na última reunião do Fórum de Esquadrias e Fachadas, realizada em 9 de dezembro, foram discutidos diversos temas cruciais para o avanço do setor, com foco na atualização de normas técnicas, acreditação de laboratórios e educação continuada para arquitetos e urbanistas. O encontro destacou a importância do fortalecimento do associativismo e da conformidade técnica, essenciais para a competitividade e sustentabilidade das indústrias de esquadrias e fachadas.

Site 343 foto 2Enfatizou-se a necessidade de estabelecer reuniões mensais para garantir um fluxo contínuo de comunicação e planejamento. Também foi mencionado a criação de um calendário para facilitar a organização de eventos futuros e a possibilidade de trazer palestrantes externos para enriquecer as discussões.

Um dos pontos altos da reunião foi a discussão sobre a substituição tributária e a redução de carga tributária para produtos ligados à habitação de interesse social. Essa medida visa tornar o setor mais acessível e competitivo, beneficiando tanto os fabricantes quanto os consumidores finais. Além disso, foi abordada a necessidade de identificar um CNAE específico e NCM para as esquadrias industrializadas, o que pode trazer maior clareza e organização para o setor.

Destacou-se a importância de manter padrões mínimos de qualidade nos produtos, expressando preocupação com o atraso do Brasil em comparação com outros países e foi sugerida a organização de eventos regionais e nacionais para promover a educação sobre esquadrias no contexto da arquitetura. Afirmou-se que trabalhar com produtos normalizados pode reduzir riscos e custos a longo prazo nas construções.

A criação de uma comissão de estudos sobre componentes, seguindo o modelo bem-sucedido do grupo de trabalho de colagem, foi outro tema debatido. Foi proposta a instalação dessa comissão no primeiro semestre, com reuniões híbridas e presenciais. Essa iniciativa visa fortalecer o associativismo e a conformidade técnica na indústria de esquadrias, além de promover a redução da emissão de gases de efeito estufa através de inovações em produtos.

A reunião também abordou a importância de ter uma referência internacional e avaliações de laboratórios acreditados para evitar questionamentos desnecessários. Roney Honda Margutti, assessor técnico do SIAMFESP, destacou a necessidade de especificações corretas para lâminas e perfis laminados, considerando aspectos como espessura e cor.

Para os próximos passos, foram definidas ações como a preparação de uma apresentação técnica sobre perfis de PVC, a organização de reuniões com arquitetos e engenheiros para discutir normas, e a atualização das cartas de apoio para a comissão de estudos de colagem. O diretor executivo do SIAMFESP, Celso Davi Rodrigues, também planeja definir datas para reuniões presenciais e híbridas do Fórum em 2024.

Essas iniciativas demonstram um compromisso contínuo das Entidades participantes com a melhoria e inovação no setor de esquadrias, buscando atender às expectativas do mercado e contribuir para o desenvolvimento sustentável da construção civil no Brasil.

O SIAMFESP se coloca à disposição para esclarecimentos através do e-mail siamfesp@siamfesp.org.br ou celular/whats: (11) 98577-0180