SIAMFESP em Ação

Vamos divulgar “waze da segurança”um Aplicativo de Segurança Colaborativo

17/06/2019

A Divisão de Serviços da Fiesp realizou 13/06/19, a Plenária de Executivos de Sindicatos. Um dos temas de grande importância foi apresentado pelo Secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira, que falou sobre o Projeto Cyti Câmeras e o Aplicativo SP+Segura.

O SIAMFESP foi representado pelo Diretor Executivo, Oduwaldo Alvaro e pelo Secretário Geral, Sérgio Malpica. O Projeto City Câmeras é uma iniciativa que tem como objetivo alcançar 10 mil câmeras instaladas em São Paulo nos próximos quatro anos, visando inibir a ação de criminosos e aumentar a segurança e o bem-estar da população. Segundo ele, o programa será uma importante ferramenta do poder público para detectar, prevenir e reagir a situações de emergência, ocorrências e manutenção do espaço público.

SP+Segura é um aplicativo que foi lançado pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana em Novembro de 2017 para facilitar o acesso à informação em tempo real. Nele, os usuários podem avisar uns aos outros sobre ocorrências, por exemplo, falta de luz, queda de árvore, pichação, ou qualquer outro tipo de crime.

Conhecido como “waze da segurança”, o app, desenvolvido para aparelhos celulares, ajuda o munícipe a enviar informações sobre o que está acontecendo na cidade por meio de texto, fotos ou vídeos. Ainda existe a opção de ligar para o órgão público responsável para acioná-lo, quando for necessário.

No SP+Segura também é possível formar grupos fechados com usuários que moram em uma mesma região. O recurso, chamado “Vizinhança Solidária”, é parecido com os grupos de WhatsApp e permite, além da troca de mensagens, pedir ajuda aos integrantes do grupo por meio de um botão de chamada de emergência.  

Aplicativo de Segurança Colaborativo 2

O aplicativo possui:

Módulo Cidadão: Com Geolocalização que permite enviar alertas em tempo real.

Módulo Viatura: Aplicativo que permite á patrulha atender chamada de ocorrências próximas á viatura, além de comunicação com o Centro de Controle.

Módulo CICC (Centro Integrado de Comando e Controle): Permite ao departamento acompanhar as viaturas ou patrulhas em tempo real no mapa, alertas do cidadão.

Módulo Gestor: Solução Web que permite ao gestor coletar informações estatísticas e estratégicas para tomada de decisões.

Módulo Prefeitura: Solução Web que permite ao gestor receber ocorrências ou denúncias do cidadão em tempo real.

O “Waze da segurança”, o app se baseia na colaboração dos usuários, assim como o conhecido aplicativo de trânsito. O usuário também ganha pontos conforme colabora e emite alertas.

O aplicativo auxilia muito, pois, tem menor tempo de resposta, estuda estratégia de segurança assertiva, a possibilidade de informações detalhadas no tempo certo, ajuda na eficiência do efetivo e garante transparência ao cidadão durante as ocorrências atendidas.

Mais um modelo em que é observado o poder da tecnologia aliada à segurança em benefício da população.

Fonte: AZM Comunicação e Jornal Folha de São Paulo.