No último dia 23 de julho, o SIAMFESP promoveu o Curso – Modernas Técnicas de Formação de Preços e Lucros na Indústria, com Fábio Tozzini, da Tozzini Consultores Associados.
Dentre os pontos abordados, como medir corretamente os custos e terminologias usuais da área, relações existentes entre as despesas fixas e variáveis na indústria e o peso % na formação do preço de venda.
Segundo Tozzini, a grande questão é que muitas empresas dos setores de atuação do SIAMFESP, estão com mais de 30, 50 anos, sendo administradas pela segunda ou terceira geração. No entanto, em muitas delas a formação de preços continua sendo feita do mesmo jeito, o que dificulta a concorrência com os grandes magazines ou com empresas que comercializam produtos importados.
Para que continuem competindo em patamares de igualdade é importante que as empresas realinhem os números e passem a ter uma visão mais moderna da concepção gasto, de forma a criar um ponto de equilíbrio que torne o negócio viável.
A primeira recomendação, diz o consultor, é olhar para o próprio umbigo, ou seja, para os próprios gastos. Quanto é gasto no processo produtivo, com pró-labore, matéria-prima, salários. “Muitos empresários gastam e não entendem porque a conta não fecha.”
Na maioria das vezes, o empresário tende a colocar a culpa da queda no faturamento no governo, mas isso não adianta, explica Tozzini. “Todos esperavam um primeiro semestre melhor, mais pujante, mas não aconteceu. Não há perspectivas em médio prazo de que aconteça alguma mudança nos impostos. Então o jeito é mudar de fornecedores, procurar outros nichos de mercado.”
Do contrário, comenta, as empresas vão sumindo, pois não existe mais massa industrial para deixar aos herdeiros, que acabam se dedicando a outras atividades.
Um fato que chamou atenção, explica Tozzini, foi que 100% dos participantes do curso estavam no Sindicato pela primeira vez. “Isso me incomoda. Eles já deveriam ter participado de outros eventos. A troca de ideias na sua entidade sindical é fundamental para obter resultados.”
Fonte: AZM Comunicação
Associado