SIAMFESP em Ação

4º Workshop de vendas: Incentivando equipes

25/10/2019

O SIAMFESP e a ABEMS realizaram no último dia 23 de outubro, o 4º Workshop de Vendas “Incentivo às Equipes Comerciais”. O evento foi coordenado pelas facilitadoras, Eunice Vitiello & Tiemi Yamashita.

Abrindo os trabalhos a responsável pela Comunicação do SIAFESP, Wilmara Nunes, explicou que se trata de uma programação bimestral criada com objetivo de atualizar as equipes de vendas, a exemplo do trabalho que o Sindicato já  desenvolve nas áreas Tributárias e de Recursos Humanos.

A facilitadora Eunice Vitiello iniciou pedindo a identificação dos presentes. Tiemi Yamashita elogiou a diversidade dos participantes, ressaltando a importância de contar com uma pessoa da área de treinamento.

As duas profissionais explicaram como se daria o trabalho, lembrando que o objetivo era mostrar como criar uma campanha de incentivo, para tanto, seriam destacadas as estratégias de motivação; o que é e como fazer uma campanha motivacional; como estabelecer objetivos, metas e critérios para avaliar o desempenho; como divulgar resultados, reconhecer e premiar os melhores desempenhos; planejamento, criação, manutenção e controle (regulamento).

Segundo Eunice é muito comum as empresas fazerem campanha ou promoção e lançar um desafio e pronto. No entanto, é preciso técnica, obedecer critérios para que as pessoas entrem, não porque são obrigadas, mas por estarem motivadas e engajadas no objetivo da empresa, vistam a camisa e “o mais importante de tudo: a confiança.”

Ela ressalta que aquilo que foi prometido tem que ser cumprido, para tanto, é preciso que o resultado seja bem dimensionado para você não pedir uma coisa impossível. “Se a meta foi cumprida você tem que filmar fotografar, divulgar, para que as pessoas entendam que a empresa está realmente empenhada em fazer isso.”

Outro aspecto importante é nunca punir ninguém por não atingir a meta. “A intenção é trazer a pessoa para perto. A maior punição é a pessoa não ganhar o prêmio. A motivação maior é você ser reconhecido pelos outros.”

Eunice e Tiemi separaram os participantes em grupos. Cada um recebeu como missão criar uma campanha, sempre obedecendo os critérios do processo. As duas facilitadoras foram dando exemplos e explicando os detalhes de cada etapa.

Segundo Tiemi o maior diferencial que uma empresa pode ter é o atendimento ao cliente. E este só ganhara em excelência se houver treinamento. “A pessoa que vai treinar os vendedores terá que ser um especialista em ser um multiplicador, e nem sempre essa pessoa é o seu melhor vendedor.”

Ela ressalta que muitas vezes a empresa perde em excelência quando decide não investir na contratação de um bom multiplicador. Ao invés de contratar um consultor, um especialista em treinamento, ela pega seu melhor vendedor e o coloca para fazer o treinamento. “A pessoa especializada em multiplicar tem didática, é mais eficiente e passa confiabilidade. Aquele vendedor que for treinado por aquele profissional estará mais confiante naquele formato e conceito. Isso é para as empresas pensarem que às vezes o barato sai caro.”

Terminado todo o processo chegou a hora de cada equipe apresentar o resultado do trabalho. A apresentação foi feita por um dos membros do grupo e os demais atuaram como público, com direito a fazer perguntas. Terminadas as apresentações, as duas facilitadoras destacaram a criatividade e a dedicação das equipes, ressaltando que muitas das ideias poderiam ser aproveitadas na elaboração de uma campanha em suas respectivas empresas.

Para Tiemi é muito interessante esse tipo de atividade promovida pelo Sindicato, pois ele reúne diversas empresas. “Elas têm um lugar onde podem se juntar, falar de suas dores, das suas dúvidas, se reunir com especialistas, enfim, um porto seguro, um lugar onde podem co-criar soluções.”

 

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Fonte: AZM Comunicação