Estudo DECOMTEC - Destaque da Indústria SIAMFESP

19/11/2019

Fraqueza da atividade industrial se mantém

DESEMPENHO INDUSTRIAL

A Fiesp divulgou a edição de outubro do Boletim Destaque da Indústria. Nele é possível obter detalhes sobre a evolução da atividade econômica. O Indicador do Nível de Atividade (INA) da indústria paulista registrou leve alta de 0,1% em setembro em relação a agosto, na série com ajuste sazonal. As Horas Trabalhadas cresceram 0,1% e o Total de Vendas Reais apresentaram alta de 0,7% no mês. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) aumentou 0,2 p.p, atingindo 75,4% em setembro, patamar ainda abaixo da média histórica de 80%.

A recuperação do mercado de trabalho permanece lenta e gradual, sendo puxada pelo setor informal. Em setembro, a taxa de desemprego ficou em 11,8%, um pouco abaixo da taxa observada há um ano (11,9%). O leve reucuo da taxa de desemprego se deu, em grande medida, pela geração de empregos no setor privado sem carteira assinada e por conta própria. O rendimento médio real do trabalho principal caiu 0,1% na comparação com setembro de 2018, refletindo a composição ruim do emprego gerado nos últimos meses.

Para outubro, a expectativa é de melhora da atividade industrial. O índice Sensor da Fiesp apresentou em outubro o melhor resultado em 12 meses, ficando acima da linha de estabilidade e marcando 50,9 pontos, com ajuste sazonal, o que indica moderada alta da atividade industrial paulista no mês.

Em resumo, o quadro de fraqueza da atividade industrial se manteve no 3º trimestre. No entanto, esperamos melhora da produção da indústria para o restante do ano, ainda que gradual. Nossa projeção preliminar para a produção industrial de outubro é de uma expansão de 0,4%. Para o 4º trimestre como um todo, a expectativa é de alguma aceleração da atividade econômica, motivada pela liberação dos recursos do FGTS que deverão estimular o consumo das famílias. A expectativa do mercado para o resultado do PIB, divulgada pelo Banco Cental, aponta crescimento de 0,9% em 2019 e 2,0% em 2020.

Atenção: O estudo completo é oferecido somente às empresas associadas e se encontra no site  do SIAMFESP

No quadro - Estudos Econômicos - https://siamfesp.org.br/component/users/?view=login&Itemid=101

Se sua empresa ainda não faz parte de nosso quadro de associados, entre em contato  conosco!!

Teremos imenso prazer em atendê-lo.

Acesse o site do SIAMFESP -  https://siamfesp.org.br/contato

Acesse nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no SIAMFESP!

Fecebook , YoutubeLinkedin, Instagran e Twitter

Fonte: AZM Comunicação