SIAMFESP Prestigia posse do Presidente do Conselho da ABNT

10/03/2020

Posse do Presidente do Conselho da ABNT na FIESP.

Posse Mário Wiliam ABNT

Aconteceu no dia 09 de março, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) a solenidade de posse do novo presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mário William Esper e do vice-presidente Amilton Mainard.

O presidente Arcangelo Nigro Neto prestigiou o evento, acompanhado do vice presidente do SIAMFESP, Oswaldo Arouca Neto, vice presidente do setor de metais sanitários, Cláudio Lourenço Lorenzetti, suplente e delegado da FIESP, Ronaldo Koloszuk,  diretor executivo, Celso Daví Rodrigues,  assessor econômico, Oduwaldo Alvaro, e associados a entidade.

Posse 2 Mário Wiliam ABNT

O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, fez questão de parabenizar os novos diretores e ressaltar a importância da ABNT para os diversos setores da indústria. “Gostaria de renovar meu apoio a você (Mainard) e a toda a diretoria eleita. O que nós precisamos é fortalecer cada vez mais a ABNT, modernizá-la, agilizá-la para atender da melhor forma os interesses dos setores e do país.”

Após assinar o termo de posse, o presidente Mário Esper, ressaltou os desafios, lutas e conquistas que fizeram e fazem parte da trajetória da ABNT, afirmando que ela chega aos 80 anos mantendo o firme propósito de fornecer a base necessária para o desenvolvimento tecnológico do país.

Segundo ele, a Associação esforça-se para manter-se atualizada com o que ocorre nos cenários, regional, internacional da normalização e também oferece relevantes contribuições. “Precisamos trabalhar por menos leis e mais normas”. Hoje estão em atuação cerca de 300 Comitês Técnicos, que são responsáveis pela elaboração de mais de 8300 documentos normativos, sendo que 3 mil correspondem a textos de normas internacionais. 87% das normas técnicas correspondem à indústria “o que mostra a importância da participação e do envolvimento desse setor na normalização”.

Aproveitando a ocasião, Esper anunciou o acordo de cooperação técnica firmado entre a ABNT e o Ministério da Defesa, para a elaboração de 200 normas relativas a produtos de Defesa. De acordo com o Almirante Valter Citavicius Filho, o acordo de cooperação assinado em janeiro de 2020 prevê a criação de uma Comissão de estudo especial, com a participação da ABNT, Ministério da Defesa e das três Forças, tem como objetivo principal o planejamento e execução de atividades relacionadas à normalização técnica dos produtos de Defesa. “Temos uma expectativa grande, pois no final, a gente espera que a qualidade dos nossos produtos de Defesa melhore.”

Fonte: AZM Comunicação