Avisos

No dia 20 de outubro, o SIAMFESP assinou Convenção Coletiva de Trabalho com os Sindicatos Profissionais filiados à FEM-CUT para o período de 1º de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2023.

imagem 2022 10 21 093056155

A CCT é fruto de um trabalho conjunto com nossas empresas associadas e filiadas, e que teve início em junho.

Confira o resumo das cláusulas econômicas:

FEM-CUT - Cidades Abrangidas:

Agudos, Américo Brasiliense, Analândia, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Araraquara, Bauru, Boituva, Cabreúva, Caieira, Cajamar, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Diadema, Francisco Morato, Franco da Rocha, Iacanga, Ibaté, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Itu, Matão, Monte Alto, Moreira César, Piedade, Pilar do Sul, Pindamonhangaba, Pirajuí, Porto Feliz, Redenção da Serra, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Roseira, Salto, Salto de Pirapora, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Luiz do Paraitinga, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí , Taubaté, Tremembé, Ubatuba e Votorantim.

De quanto foi o reajuste salarial?

Foi de 9,00% aplicados aos salários de até R$ 10.500,00.

E quem tem salário maior?

O reajuste corresponderá ao acréscimo de R$ 945,00.

Como ficam os salários de setembro?

As diferenças das folhas de pagamento de setembro poderão ser pagas na folha de outubro, ou seja, até 05.11.2022

Os pisos como ficaram a partir de 1º de setembro?

Os pisos salariais foram corrigidos com índice de 8,83%, ficando assim:

Empresas com até 50 empregados, o piso será de R$1.852,07;

Empresas que contava 51 até 500 empregados, o piso será R$1.983,64;

Para empresas que contava com mais de 500, o piso será de R$2.188,07.

E o que muda?

I - A partir de 1º de setembro teremos o SALÁRIO NORMATIVO DE INGRESSO

Como se observa a faixa de Salário Ingresso Admissão foi congelada, e as demais foram corrigidas com o INPC de 8,83%:

NÚMERO DE EMPREGADOS em 01.09.2019

Salário  ingresso admissão

Salário ingresso 90 dias

Salário ingresso 180 dias

Salário ingresso 270 dias

Até 50

R$ 1.541,22

R$ 1.734,75

R$ 1.794,88

R$ 1.852,07

51 a 500

R$ 1.650,70

R$ 1.857,72

R$ 1.921,93

R$ 1.983,64

Mais de 500

R$ 1.820,82

R$ 2.049,26

R$ 2.120,00

R$ 2.188,07

- Como ficou a contribuição assistencial das Empresas?

Nos próximos dias encaminharemos o link para acesso às guias de recolhimento.

NOTA: Empresas associadas ao SIAMFESP estão isentas.

- E a contribuição assistencial dos empregados?

De a acordo com a legislação, os sindicatos signatários da CCT informarão as empresas sobre os percentuais de contribuição que terão como teto salarial o valor de R$10.500,00.

- E o Seguro de Vida e Auxílio Funeral?

Fica isenta do cumprimento desta cláusula a empresa que, até 03 DE DEZEMBRO, comprovar que já concedia aos empregados seguro de vida e auxilio funeral com as condições iguais ou superiores as condições estipuladas na apólice deste seguro.

Se sua empresa não é associada, solicite informações: (11) 2291-5455 ou e-mail: siamfesp@siamfesp.org.br (Juntos Somos Mais Fortes!! Contamos com seu apoio).