Avisos

O SIAMFESP  formalizou parceria com o Instituto Giro como associado efetivo.

WhatsApp Image 2022 11 24 at 09.36.09

 

O Instituto Giro é uma associação privada de âmbito nacional, sem fins lucrativos, com foco no desenvolvimento sustentável e na otimização e ampliação de iniciativas de responsabilidade social corporativa, especialmente voltada à implementação e operacionalização de sistemas de logística reversa de embalagens em geral. 

A estratégia do Instituto consiste em modelagem, baseada na comercialização de materiais recicláveis, reutilizáveis ou recuperados, denominado Certificado de Crédito de Reciclagem, que conecta os responsáveis legais pela implementação e operacionalização da logística reversa.

Esse projeto envolve desde a classe de fabricantes até importadores, distribuidores e comerciantes, trabalhando em conjunto com os operadores privados e cooperativas/associações de catadores, recicladores etc., que efetuam os serviços de coleta, triagem, tratamento das embalagens dos produtos após o uso pelo consumidor, reinserindo-os no ciclo produtivo.

Objetivos

O Instituto Giro fortalece os elos da cadeia de coleta, segregação, reciclagem, reutilização e recuperação energética das embalagens descartadas pelo consumidor. Além disso, a entidade utiliza a tecnologia para rastreio  de notas fiscais da cadeia, identificando os fluxos dos materiais e os atores que realizam o serviço de coleta, triagem e tratamento das embalagens descartadas pelo consumidor.

O Giro ainda viabiliza investimentos pelos atores da cadeia da reciclagem na melhoria do processo de captação e beneficiamento, aumentando desta forma a quantidade dos materiais que são reinseridos no ciclo produtivo e, por conseguinte reduzindo a quantidade de materiais descartados em aterros e lixões.

Também atende em sua integralidade às definições, princípios e objetivos e demais requisitos legais e normativos exigidos nos níveis municipais, estaduais e federais para comprovação de atendimento à logística reversa pelas empresas.

Benefícios

As vantagens oferecidas pela associação com o Instituto podem ser listadas na seguinte sequência:

  • Sem custos de associação para as associações, confederações, federações, entidades da sociedade civil, sindicatos patronais, entidades gestoras, e demais pessoas jurídicas dos setores das indústrias, comércio e serviços, incluindo, mas não se limitando à cooperativas, operadores e recicladores.
  • Custo-benefício e praticidade para empresas que necessitam comprovar a reinserção de embalagens após o uso pelo consumidor no ciclo produtivo.
  • Transparência nas ações institucionais e operacionais por meio de decisões colegiadas com a participação de entidades representativas do setor produtivo e de operadores.
  • Sistema inclusivo permitindo a associação ou participação de entidades representativas nacionais, estaduais ou municipais e empresas de quaisquer setores ou porte.
  • Praticidade e agilidade para as empresas tanto na participação, quanto na comprovação do cumprimento da logística reversa aos órgãos de fiscalização.

                                                                      

Por meio de sua associação, além dos benefícios anteriormente listados, o SIAMFESP será informado sobre as atualizações e discussões a respeito da Logística Reversa no país, sendo protagonista na construção do Instituto Giro.

Recado às empresas

 

Para a associação da  empresa, basta informar à entidade representativa o interesse em participar do Sistema de Logística Reversa do Instituto Giro.

Ao Instituto Giro, por meio de sua parceira – eureciclo, é só informar os dados de massa de embalagens colocada no mercado, o tipo de embalagem e o estado que essa embalagem foi comercializada, entre outros.

Caso a empresa não possua esses dados, a eureciclo pode ajudar. Após comprovação do atendimento da meta exigida pelo órgão de fiscalização, o Instituto Giro faz constar, empresa  no Relatório Anual do Sistema de Logística Reversa. O documento deve ser apresentado anualmente ao Órgão Ambiental atestando o cumprimento da meta, ou seja, sua empresa não precisa apresentar qualquer documentação relacionada à logística reversa individualmente ao órgão ambiental.

Toda a comunicação junto ao órgão ambiental é feita pelo Instituto, pois trata-se de um sistema coletivo.

 

Infortmações, dúvidas e esclarecimentos, entre em contato com:

Michelle Wilmers
E-mail: michelle.wilmers@eureciclo.com.br
Telefone: 11 94301-8137