Avisos

O Fator Acidentário de Prevenção (FAP) 2024 será dia 30 de setembro.

FAP noticia 28.09.23A divulgação do FAP 2024 é a chance que as empresas possuem para avaliar e aprimorar os processos de saúde e segurança. O desempenho realizado por elas na prevenção de acidentes é fundamental para:

  • Evitar surpresas desagradáveis nas alíquotas do RAT;
  • Reduzir os custos previdenciários;
  • Investir na segurança e bem-estar de seus colaboradores;
  • Mostrar seu comprometimento com a responsabilidade social.

A contestação do índice divulgada, deverá ser feita através do formulário eletrônico "Demonstrativo de Investimentos em Recursos Materiais, Humanos e Tecnológicos em Melhoria na Segurança do Trabalho" devidamente preenchida e homologada.

O formulário eletrônico será disponível no site da Previdência Social e da RFB e deverá ser preenchido e transmitido no período de 01 a 30/11/2022 e conterá informações inerentes ao período considerado para a formação da base de cálculo do FAP anual.

As decisões proferidas pela Subsecretaria do Regime Geral de Previdência Social poderão ainda ser julgadas, se for o caso, em grau de recurso; ou seja, em segundo e último grau administrativo pela Secretaria de Previdência. A empresa terá o prazo de 30 dias, contados da data da publicação do resultado da análise da Subsecretaria no Diário Oficial da União, para encaminhar o recurso em segundo grau, também por meio de formulário eletrônico.

No dia 19 de setembro a FIESP realizou um evento para tratar do assunto trazendo especialistas que comentaram as mudanças deste ano. Para rever o evento clique aqui!

Lembramos que a Central de Inteligência da FIESP poderá auxiliar as empresas associadas ao SIAMFESP com as contestações, por meio do programa de Gestão FAP/FAT.

O programa apresenta benefícios e reduções de custos para as empresas e acompanhado por especialistas de Saúde e Segurança do Trabalho.

A Gestão FAP/RAT visa orientar as empresas na gestão do FAP e do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP), objetivando contribuir para a redução do absenteísmo e dos impactos dos riscos do ambiente de trabalho, apontando melhorias e potenciais reduções no custo da tributação para a Previdência Social em Seguro de Acidente de Trabalho (SAT/RAT). Conheça mais clicando aqui

Para maiores informações entre em contato conosco através do email siamfesp@siamfesp.org.br.