Os convidados discutiram sobre a posição da ABNT em relação ao novo modelo regulatório do Inmetro
O SIAMFESP promoveu no dia 26 de agosto, mais uma Webinar. Desta vez o tema abordado foi a posição da ABNT diante do novo modelo regulatório do Inmetro e a liberdade econômica. Os convidados para a conversa foram Mario Willian Esper, presidente da ABNT, e Ricardo Fragoso, diretor geral da ABNT.
O presidente do Sindicato, Arcangelo Nigro Neto abriu o evento agradecendo a presença de todos e concedeu a palavra ao presidente da ABNT que começou falando sobre a importância da normalização e que é uma ferramenta imprescindível para o comercio entre as Nações.
Mario Esper apontou o desafio atual diante da Lei de Liberdade Econômica, que estabelece condições para o cidadão, que tenha interesse econômico comprovado na atividade afetada pela norma, possa requerer a revisão da norma apontada como desatualizada frente a uma norma internacional. “Destaco principalmente que o Siamfesp se sensibilize dessa importância da participação internacional, disponibilizando técnicos, sua capacidade técnica para interferir na elaboração de normas internacionais”.
Em resposta ao presidente da ABNT, Nigro Neto garantiu que o Siamfesp se empenhará mais para a criação de comissões espelho, “vamos aproveitar mais a liberdade que vocês da ABNT estão nos dando, vamos mobilizar os técnicos das empresas, nosso pessoal, para que dentro do nosso setor, a gente faça a defesa e participe mais, para assegurar que essas normas sejam vigentes no Brasil”, completou o presidente.
Uma questão levantada durante a discussão foi como ocorreria o encaminhamento do pedido da atualização de normas desatualizadas. Segundo Mario Esper, os CB’s seriam responsáveis por esse trabalho, “a integração da diretoria técnica da ABNT com as diretorias dos CB’s é fundamental, com uma engrenagem quase perfeita. Todas essas solicitações que chegam a ABNT são trabalhadas em conjunto com os comitês”.
O diretor geral da ABNT, Ricardo Fragoso, falou sobre o consenso em relação as normas, “nós da normalização afirmamos que o consenso é obtido quando não existe uma oposição fundamentada. São 160 países que militam na normalização internacional e ela é feita de consenso. Uma das grandes preocupações é evitar o problema da concorrência, principalmente a desleal”.
O diretor executivo do SIAMFESP, Celso Rodrigues, encerrou a Webinar agradecendo a todos pela participação.
Associado