Eventos

SIAMFESP/ABFA oferecem webinar sobre Logística Reversa

17/05/2023

O SIAMFESP e a ABFA (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas, Abrasivos e Usinagem), em parceria com o Instituto Giro e a eureciclo, oferecerão uma Webinar para associados e convidados sobre o cenário da logística reversa no Brasil e obrigações para o setor de metais e artefatos de ferro. O encontro acontecerá no dia 14 de junho, às 10h.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi criada em 2010 e instituiu a obrigatoriedade da logística reversa de embalagens pós-consumo no Brasil. Atualmente os geradores de resíduos, sejam eles fabricantes, distribuidoras, importadoras ou comerciantes de produtos com embalagens, têm a obrigação legal de garantir que, no mínimo, 22% dos resíduos pós-consumo colocados no mercado tenham a destinação ambiental adequada. O não cumprimento da legislação ambiental pode ocasionar sanções administrativas e multas que podem variar entre 5 mil e 50 milhões de reais.

O tema ganhou ainda mais notoriedade com os Decretos Federais n.ºs 10.936 e 11.044 de 2022, que reforçam a PNRS e instituem o Certificado de Crédito de Reciclagem - Recicla+ respectivamente, fazendo com que os estados intensifiquem a fiscalização.

Para participar da Webinar, basta acessar o link e se inscrever - https://bit.ly/3W7Hc3r