Legislação

Novos Índices do FAP para 2022

03/09/2021

No mês de setembro deve ser anunciado o índice do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) que deverá ser aplicado ao Risco Ambiental de Trabalho (RAT) a partir de 1º de janeiro de 2022. Para saber o novo índice acesse https://www2.dataprev.gov.br/FapWeb/pages/login.xhtml

fapLembramos que os índices poderão ser contestados durante o mês de novembro e o SIAMFESP poderá auxiliar nossas empresas associadas por meio do programa de Gestão FAP/FAT desenvolvido pela Central de Inteligência da FIESP.

O programa apresenta benefícios e reduções de custos para as empresas e acompanhado por especialistas de Saúde e Segurança do Trabalho.

A Gestão FAP/RAT visa orientar as empresas na gestão do FAP e do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP), visando contribuir para a redução do absenteísmo e dos impactos dos riscos do ambiente de trabalho, apontando melhorias e potenciais reduções no custo da tributação para a Previdência Social em Seguro de Acidente de Trabalho (SAT/RAT).

Celso Daví Rodrigues, diretor executivo, afirma que são inúmeros os motivos para se realizar a gestão, entre eles: benefícios enquadrados como acidente pelo INSS sem comunicar a empresa; benefícios concedidos a ex-colaboradores vinculados ao CNPJ da empresa; conversão de espécie de beneficio após a concessão (novas perícias); benefícios sem relação direta com a folha (pensão por morte acidentária e auxilio acidente) e aplicação de nexos (epidemiológico, previdenciário, individual).

Entre em contato conosco através do email siamfesp@siamfesp.org.br  e conheça como podemos auxiliar sua empresa.

Veja a lista completa