Legislação

Fiesp lança iniciativa de logística reversa

25/11/2021

No dia 22 de novembro, aconteceu o lançamento do Instituto Rever na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). A organização, sem fins lucrativos, possui como foco a gestão de resíduos sólidos e de logística reversa em esfera nacional. A Fiesp, desde 2018, exerce a coleta e triagem de materiais recicláveis com a concepção do Sistema de Logística Reversa que, de novembro de 2018 a agosto de 2021, já reuniu mais de 260 mil toneladas de massa e arrecadou mais de R$ 16,5 milhões que foram investidos no estado de São Paulo.

WhatsApp Image 2021 11 25 at 15.42.39Com o lançamento, empresas de todo o país poderão receber auxílio para atingir, de forma competitiva, suas metas de logística reversa. As ações de gerenciamento de resíduos sólidos domiciliares e discussões dos Projetos de Lei, que resultaram na Política Estadual de Resíduos Sólidos, foram intensificadas a partir de 2015, quando a Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo publicou a Resolução n. 45/2015, que vincula o cumprimento da meta de recolhimento de 22% das embalagens colocadas no mercado por cada empresa.

O Instituto Rever foi concebido após os Sindicatos e associações demandarem a implementação desse sistema em outros estados. O Rever é a primeira entidade gestora de sistemas de logística reversa de embalagens no país, tendo como foco o fortalecimento da indústria de reciclagem e engajando todos que fazem parte do elo dessa cadeia.

O presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), Carlos Silva Filho, ressalta a importância desse sistema. “Há mais de uma década colocamos de maneira enfática que é necessário ter ações concretas para que a reciclagem aconteça de maneira consistente e se torne um setor da economia, promovendo empregos, geração de renda, proteção do meio ambiente e redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)””, declarou.

Para maiores informações conheça o site do Instituto  - www.rever.org.br