Legislação

Meritocracia, sem ideologias

17/01/2019

meritocracia
Conceito empresarial

Não há um consenso fechado sobre o que é meritocracia (melhor assim), então decidimos criar o nosso: São formatos, métodos e meios de se mensurar o desempenho e recompensá-lo.

Sua empresa e cultura irão definir o quão agressivo este conceito pode ser aplicado, recompensando os profissionais em termos financeiros (PLR, bônus, premiações) ou não financeiros (promoções, evolução de carreiras), inclusive por outros meios como práticas de home office, ingressos para cinema, teatro, viagens internacionais, treinamentos e cursos no Vale do Silício, sim, por quê não.

A meritocracia para as empresas (e sua produtividade)

Equipes mais engajadas e recompensadas de forma diferenciada são mais ágeis, produzem com mais qualidade, e são mais enxutas. Normalmente também são equipes reconhecidas pelos clientes como “premium”. Clientes que preferem comprar com a sua empresa pelo grau de compromisso de entrega e atendimento. Equipes enxutas pode significar ter um volume de negócios 30% maior em 2019, trabalhando com a mesma equipe (e custos de mão de obra) de 2018.

A meritocracia para as pessoas

É muito razoável supor que uma equipe mais ágil trabalhe num ambiente mais colaborativo, onde as informações circulam de forma segura e confiável. Assim as pessoas gastam menos tempo com correções e mais tempo com melhorias. Isto permite se desenvolver mais rapidamente como profissional, e também avançar na carreira mais rapidamente. Aqui o departamento de RH de sua empresa precisa (e urgente) pensar como tornar mais tangível a evolução na carreiras (Jr,pleno,Sr) ou crescimento lateral como em carreiras Y ou W. Papel do RH pensar nisso. Os formatos de avaliação por competências técnicas e outras ajudam muito nisso. Tangibilizam este caminho de maturidade profissional.

O viés ideológico não serve

Muitos criticam e confundem o conceito de meritocracia, dizendo que os pobres não têm as mesmas condições de competição que os ricos, e que ambos os grupos competem em condições diferentes de oportunidades. Se você nasceu pobre, você pode reclamar a vida toda, ou adotar outra postura. Acorde mais cedo, estude sozinho pela web, domine o inglês, esqueça as estatísticas. Assim você iguala a competição, não há mágica. Seja pragmático: A grande maioria dos que têm sucesso vieram de baixo, nasceram pobres ou em condições de competição desfavoráveis, por isso hoje são e estão melhores que muitos. Não acredite nas estatísticas.

Conclusões práticas:

  1. a) A meritocracia é tão valiosa para a empresa quanto para os funcionários, lembrando que os clientes compram de sua empresa por um conjunto de fatores, entre eles qualidade de entregas.
  2. b) Em negócios de prestação de serviços, ela é fundamental para se aumentar a produtividade e criar um senso de valor entre o negócio e as pessoas muito forte.
  3. c) A cultura da meritocracia bem praticada e comunicada blinda os talentos de sua empresa e o investimento feito em treinamento em tempos de mercado de trabalho aquecido (2019, 2020, 2021…)

Sobre o autor

Marcelo Samogin, Diretor da REMUNERAR, consultoria especializada em remuneração estratégica e soluções de meritocracia. Nos últimos 30 anos atuou como profissional especialista em remuneração e executivo de RH nos segmentos de indústrias B2B e B2C, prestação de serviços e varejo de luxo. Fundou e lidera desde 2011 a consultoria REMUNERAR que atendeu mais de 50 clientes e projetos exclusivos de meritocracia desde 2011. Professor convidado da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG) e Fundação Dom Cabral (FDC PAEX) para os temas Gestão de Pessoas e Remuneração Estratégica. Ex diretor do Grupo de Remuneração e Benefícios da AAPSA. Coordenador do Grupo de Remuneração Estratégica da ABRH-SP Região Oeste.

Sobre a Remunerar

A REMUNERAR tem por missão desenvolver soluções inteligentes de remuneração e recompensa que transformem os desafios de produtividade e crescimento de seus clientes em oportunidades para obterem resultados diferenciados através das pessoas.

Gostaria de implementar a meritocracia em sua empresa? Escreva para contato@remunerar.com.br

Fonte: Por Marcelo Samogin – Remunerar