Legislação

eSocial Altera Calendário e Download de Eventos

05/11/2020

Sistema incluiu novo recurso e alterou datas de eventos sobre SST

Boletim 03Nesses últimos dias tivemos duas novidades para o eSocial, sendo a primeira a alteração do calendário de implantação dos eventos relacionados à Saúde e Segurança do Trabalhador e a segunda a apresentação de um novo recurso, o eSocial Download.

Novo cronograma:

Grupo 1 - Empresas com faturamento superior a R$78 milhões

08/06/2021 - Eventos de SST - Saúde e Segurança do Trabalhador

Grupo 2 - Empresas com faturamento inferior a R$78 milhões, exceto as optantes pelo SIMPLES

08/09/2021 - Eventos de SST - Saúde e Segurança do Trabalhador

Grupo 3 - ME e EPP optantes pelo SIMPLES, MEI, empregadores pessoas físicas (exceto domésticos), entidades sem fins lucrativos

01/05/2021 - Eventos Periódicos (folha de pagamento) - S-1200 a S-1299

10/01/2022 - Eventos de SST - Saúde e Segurança do Trabalhador

Independente do Grupo que a empresa esteja enquadrada, os cuidados com a Saúde e Segurança do Trabalho são importantes e não podem ser tratados apenas na época da implantação dos eventos no eSocial e para ajudar as empresas podemos contar com o SESI.

O SESI, sendo uma referência em Saúde e Segurança do Trabalho em todo País, presta consultoria e oferece serviços desde o início do diagnóstico, a elaboração de toda documentação legal até a sistematização dos dados para o envio.

Para conhecer melhor os serviços que podem ser oferecidos para sua empresa, envie um email para siamfesp@siamfesp.org.br com o nome da empresa, contato e telefone.

eSocial Download

O eSocial Download permite baixar os eventos transmitidos pelos empregadores no formato XML. Ao final de cada arquivo transmitido, os dados do recibo do evento também são disponibilizados, auxiliando a gestão das informações pela empresa.

Apenas eventos processados com sucesso pelo Ambiente Nacional do sistema são disponibilizados nessa ferramenta. Eventos transmitidos com sucesso e depois excluídos pelo empregador (evento S-3000) também aparecem nessa consulta. Totalizadores gerados pelo envio de remunerações e fechamento da folha de pagamento também serão incluídos no retorno dessa consulta.

Arquivos enviados pelo empregador e recusados pelo eSocial, por qualquer motivo, não aparecerão nesta consulta. Nesse caso, o empregador deve consultar o resultado do próprio processamento do lote e do evento transmitido.

O eSocial Download está disponível no acesso WEB do sistema (WEB Geral) para pessoas físicas e jurídicas. Os módulos simplificados não possuem essa ferramenta. Não há opção de realizar essa consulta via webservice (sistemas próprios das empresas).

Neste momento, apenas o titular ou responsável legal terá acesso ao menu Download. O acesso via procuração será disponibilizado em breve, desde que o empregador delegue poderes para uma opção específica que será criada no sistema de procurações do e-CAC ("eSocial - Download"). Não será necessário novo cadastramento para as procurações marcadas com a opção "Todos os serviços existentes e os que vierem a ser disponibilizados no sistema de procurações”, pois herdarão automaticamente esse poder.”

(fonte CENOFISCO)