O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, e recém reconhecido como ICT Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação, lançou o Programa Saber Ipem, na quarta-feira, 10 de abril, no auditório Espaço da Cidadania André Franco Montoro, na Secretaria da Justiça e Cidadania, centro da capital, com a presença do secretário, Fábio Prieto, e demais autoridades.
“O Programa Saber Ipem é uma iniciativa que convida instituições a se unirem ao Ipem-SP, em parceria, para promover e revolucionar a busca pela Qualidade no Estado de São Paulo, buscando disseminar a importância da Infraestrutura da Qualidade (IQ) e conscientizar sobre os produtos que consumimos diariamente, partindo da premissa que Qualidade é um direito de todos e para todos”, explica o superintendente, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior.
O secretário da Justiça e Cidadania do governo de SP, Fábio Prieto, enfatizou que “o Ipem-SP tem um papel importante ao difundir na rede de ensino, aos empresários, e à indústria esse projeto, o Saber Ipem, que deverá auxiliar nas grandes questões do mundo referente à Qualidade, por meio do conhecimento da sua equipe”.
Para o secretário municipal de Justiça, Fernando José da Costa, “essa iniciativa do Ipem-SP, o Saber Ipem, é uma iniciativa de grande relevância para o estado de São Paulo, fruto de uma parceria inovadora entre diversas instituições e vida fazer com que a Qualidade seja aperfeiçoada”.
O presidente do Simpi (Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de SP), Joseph Couri, integrante da composição da mesa do evento, foi direto ao citar a importância do lançamento do Programa Saber Ipem: “Hoje, na nossa avaliação, é um marco histórico para o estado”.
Na ocasião, houve a assinatura da portaria Ipem-SP 57/2024 instituindo o Programa Saber Ipem. A portaria foi publicada no Diário Oficial de São Paulo nesta quinta-feira, 11 de abril. Acesse aqui.
As parcerias abrangerão projetos e ações direcionados para cidadãos, comércio, indústria, instituições de ensino e servidores públicos, sendo orientados a partir de três linhas de atuações:
1 – Resgatando e Criando Memórias: Ampliar o conhecimento a respeito dos serviços prestados pelo Ipem-SP, fortalecendo a imagem da instituição junto à sociedade. Por meio da preservação da memória institucional, realizar a conexão entre passado, presente e futuro por meio de eventos e atividades que destaquem a importância histórica e cultural do Ipem-SP.
2 – Conectando Saberes: Potencializar a comunicação para disseminar informações, utilizando o desenvolvimento de estratégias de comunicação claras e acessíveis, com a criação de canais informativos diversificados, e utilização de linguagem adequada aos diferentes públicos.
3 – Ampliando Conhecimento: Visa proporcionar orientação, capacitação e formação relacionadas à IQ. Através de projetos educativos, cursos e atividades formativas, busca-se disseminar conhecimentos essenciais à sociedade e setor produtivo.
Associado