Notícias

A FIESP lançou na última terça-feira, 07, o Programa NR 12, uma parceria entre a Federação, CIESP, SENAI e FINEP, que vai oferecer suporte na estruturação e financiamento de projetos para micro, pequena e média indústria de São Paulo adequarem suas máquinas e equipamentos às Normas Regulamentadoras. O evento, que foi transmitido pelo canal do YouTube da FIESP, contou com a presença do presidente da CIESP e vice-presidente da FIESP, Rafael Cervone, o presidente da FINEP, Celso Pansera, o diretor titular do DECOMTEC, Antonio Carlos Teixeira e o diretor regional do SENAI-SP, Ricardo Terra.

Foto 4 site 330Antonio Carlos Teixeira destacou em seu discurso na abertura a importância do lançamento do programa. “Esse lançamento é muito importante por uma razão muito especial: é inovação, e inovação empresarial é tudo aquilo que é novo para uma empresa, segundo o Manual de Oslo, e tudo isso necessita de investimento, ente nada mais correto que a implantação da NR 12 seja apoiada principalmente pelos financiamentos que são voltados para a inovação”, explica.

Celso Pansera começou seu discurso falando que a parte que cabe a FINEP para a reindustrialização do Brasil é a trabalhar a inovação. “Que seja a inovação para a empresa, não precisa ser para o país ou mundo, mas para a empresa é fundamental, com ganho muito grande de produtividade”, comenta.

O programa NR 12 funcionará em cinco etapas. A Fase 1 denominada Diagnóstico consiste em escolher um prestador da rede credenciada para consultoria gratuita, que irá até a empresa e avaliará os riscos, a partir disso será criado um projeto de adequação.

A Fase 2 que será a Certificação, o SENAI-SP visitará a empresa para avaliar o projeto e emitir uma declaração de conformidade caso todos os requisitos técnicos tenham sido cumpridos. Se o projeto não estiver de acordo com a NR 12, o prestador credenciado será comunicado para realizar os ajustes para uma nova avaliação.

A Fase 3, Financiamento, poderá ser realizada assim que receber a declaração de conformidade, procurando um agente credenciado à FINEP para solicitar o financiamento.

A Fase 4 de Implantação se dará após a liberação dos recursos e a empresa formalizará o contrato com o prestador credenciado para fazer a implantação. É nesse momento que ocorrem as intervenções nas máquinas e, se necessário, pequenas adequações no projeto.

Na última fase, a de Encerramento do Projeto, o prestador credenciado emite a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e entrega para sua empresa submeter ao SENAI-SP, que desenvolverá a capacitação dos colaboradores da empresa.

Para ter acesso ao evento e assistir a transmissão na íntegra, basta clicar .

Para participar do Programa acesse aqui.