Normalização

Presidente do Inmetro destaca a importância dos OACs

08/06/2021

Ao dar as boas-vindas aos participantes do XII Encontro de Organismos de Avaliação da Conformidade (Enoac), iniciado nesta segunda-feira (7/6), o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson, reiterou que um dos objetivos do Instituto é fortalecer a estrutura de acreditação no Brasil como parte de sua missão de promover soluções de infraestrutura da qualidade (IQ) em apoio ao setor produtivo e ao funcionamento do mercado. “A infraestrutura da qualidade é peça fundamental para que os produtos e serviços comercializados no Brasil possam agregar tecnologia segurança, confiabilidade e qualidade”, assinalou.

inmetroDurante o evento, Andrea Melo, chefe da Divisão de Desenvolvimento de Novos Programas de Acreditação do Inmetro apresentou os novos produtos desenvolvidos pela Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre), como o programa desenvolvido para o Exército, na área de produtos controlados, os chamados PCEs (arma, munição, colete de proteção, entre outros) e para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Na avaliação do capitão Bernardo Camargo da Silva, da Divisão de Fiscalização do Exército, o programa de acreditação desenvolvido pelo Inmetro desburocratizou o processo de avalição de PCEs e conferiu competitividade à indústria nacional. “Esse programa facilita o desenvolvimento da capacidade de inovação nacional e promove o tratamento isonômico aos interessados na atividade de avaliação da conformidade”, justificou.

Premissas da acreditação

Ao citar os preceitos da acreditação, como confidencialidade, isenção e transparência, o presidente da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (ABRAC), Synésio Batista, observou que a observância dessas premissas é essencial para que o Brasil continue a receber os reconhecimentos internacionais de seus programas de avaliação da conformidade. “Esse é o caminho que temos a seguir e o debate aqui no Enoac é cada vez mais necessário”, enfatizou, acrescentando a informação de que a Abrac, o Instituto Argentino de Normalização e Certificação (IRAM) e a Associação Colombiana de Avaliação da Conformidade (Asocec) criaram, em janeiro deste ano, a Associação Interamericana de Avaliação da Conformidade. “A ideia é acrescentar essa atividade no âmbito interamericano para consolidarmos nessa parte de cá do mundo o conceito de avaliação da conformidade”, concluiu.

O XII Enoac se estende até o próximo dia 10. Nesta segunda-feira (7/6) o evento abordou a atividade dos organismos de certificação. Dia 8/6 será realizada a conferência com laboratórios e, no dia 10, o encontro será com os organismos de inspeção. O dia 9 será dedicado ao Dia Mundial da Acreditação, que este ano traz o tema “Apoio à Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

O Dia Mundial de Acreditação é uma iniciativa global conjunta realizada pelos fóruns internacionais de acreditação International Accreditation Forum (IAF) e International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC), com o objetivo de aumentar a consciência para a importância das atividades relacionadas à acreditação, como avaliação da conformidade e certificação de produtos e serviços.

Fonte: Inmetro