Normalização

SIAMFESP E ABNT pela Certificação

22/07/2021

No dia 08 de julho, estiveram reunidos representando o SIAMFESP, os senhores Claudio Lorenzetti (diretor do segmento de metais sanitários), André Freitas (diretor do segmento de esquadrias), Roney Honda (gestor técnico), Celso Daví Rodrigues (diretor executivo) e representando a ABNT, os senhores Mario Willian Esper (presidente), Ricardo Fragoso (diretor geral) e Antonio Carlos (diretor de certificação), para desenvolver um trabalho conjunto em prol da conformidade às normas técnicas da ABNT dos produtos dos setores de utensílios domésticos, artefatos metálicos, metais sanitários, esquadrias, fechaduras e ferragens.

abnt 2A reunião foi o marco inicial do desenvolvimento de programas de certificação para os segmentos produtivos do SIAMFESP, respeitadas as características de cada setor. Como resultado desse primeiro encontro, ficou acordado que o SIAMFESP irá contatar os responsáveis pelos setores produtivos para agendar reuniões no sentido de estabelecer um cronograma de trabalho com o objetivo de se conhecer as necessidades e anseios dos empresários e do mercado, para em consonância com os princípios propostos pelo Modelo Regulatório do INMETRO, apresentar as certificações de produtos setoriais.

Esse trabalho faz parte das ações do SIAMFESP em defesa da conformidade técnica. “Temos atuado junto ao INMETRO com participação nas discussões a respeito do novo Modelo Regulatório, na participação do desenvolvimento de regulamentos técnicos, com a ABNT, e no desenvolvimento de normas técnicas de produtos. Mais recentemente também secretariamos o ABNT/CB-248 (Comitê Brasileiro de Esquadrias, Componentes e Ferragens em Geral)”, explica o diretor Executivo.

Importante ressaltar que a ABNT tem sido um importante parceiro em todas as ações do SIAMFESP na defesa da conformidade técnica, baseada nos princípios do direito de concorrência, liberdade econômica e responsabilidade sócio ambiental. “Durante o desenvolvimento dos trabalhos procuraremos envolver nossos Associados, em reuniões setoriais”, finaliza o gestor técnico.