Normalização

Selo de Conformidade – QRCODE

22/07/2021

Nos dias 02 e 20 de julho, o SIAMFESP representado pelo  diretor Executivo, Celso Daví Rodrigues, e pelo gestor técnico, Roney Honda Margutti, esteve em reunião com o INMETRO para apresentar o Programa de Certificação SIAMFESP.

selo de conformidadeO Programa foi lançado em parceria com a Provence Certificações, ABEMS (Associação Brasileira das Empresas de Metais Sanitários), AIMES (Associação das Indústrias de Metais Sanitários de Loanda e Região) no mês de dezembro de 2020 em São Paulo e em fevereiro de 2021 em Loanda-PR, e tem como escopo as válvulas de escoamento, barras de apoio, ligações flexíveis para aparelhos hidráulicos, torneiras automáticas e misturador mono comando.

Buscando maior transparência da conformidade dos produtos, o programa traz como inovação, um selo em QR-CODE, permitindo ao consumidor final, consumidor intermediário e entes do Governo verificarem em tempo real o status da Certificação de Conformidade do produto. Solução essa que vai ao encontro do que propõe o Modelo Regulatório Inmetro e reforça a imagem da Marca junto ao mercado.

O Programa foi muito bem recebido pelo INMETRO, pois está em sintonia com seus estudos e avaliações sobre a questão da aplicação de inovações tecnológicas ao sistema de Certificação, trazendo maior transparência da conformidade dos produtos, e uma comunicação melhor com todos os organismos de defesa do consumidor, sejam eles SENACON, PROCON, Ministério Público e associações privadas.

“Como um projeto piloto estamos trabalhando a adesão por algumas marcas do setor de metais sanitários e acessórios, considerando empresas de diversos portes e regiões, demonstrando que a solução é aplicável a todas as empresas, podendo ser replicado por todas as regiões do país. Assim que o Programa estiver mais maduro, buscaremos envolver outros setores produtivos do SIAMFESP, fortalecendo as ações em defesa de um dos pilares de nossa Entidade que é a Conformidade Técnica”, ressalta Rodrigues.