Normalização

Inmetro vai liderar elaboração da Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade

11/08/2021

O Inmetro irá contribuir com a elaboração de uma proposta de Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade para o Brasil. Uma iniciativa inédita, que será desenvolvida em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) e outras entidades. O Grupo de Trabalho para elaboração da proposta e o Comitê de Supervisão para deliberação e aprovação foram instituídos pela Portaria nº334/2021, publicada nesta terça-feira (10/8).

40Infraestrutura da Qualidade é um sistema formado por organizações públicas e privadas, políticas, práticas, estruturas legais e regulatórias, que contribuem para aprimorar a qualidade e a segurança de produtos, serviços e processos a partir da metrologia, da normalização, da avaliação da conformidade, da acreditação e da vigilância de mercado.

O Inmetro tem como missão viabilizar soluções de infraestrutura da qualidade que adicionem confiança, qualidade e competitividade aos produtos e serviços disponibilizados pelas organizações brasileiras, em prol da prosperidade econômica e bem-estar da nossa sociedade.

Dessa maneira, a Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade deverá estabelecer princípios, objetivos e diretrizes que voltem essa estrutura às necessidades da nova economia, com garantias de livre mercado e de estímulo à inovação. “O Inmetro tem como visão de futuro ser reconhecido como uma caixa de ferramentas para o setor produtivo e mercado. Entendemos que neste momento de transformação da sociedade há necessidade de melhor integração entre os vários pilares da Infraestrutura da Qualidade para que o apoio ao setor produtivo e mercado seja mais efetivo e impulsione o desenvolvimento dos produtos e serviços no país. A Política soma-se a uma série de iniciativas que estão sendo conduzidas pelo Inmetro para contribuir para o fortalecimento da qualidade enquanto fator diferencial e competitivo da indústria brasileira na sociedade 4.0”, afirmou o presidente do Instituto, Marcos Heleno Guerson.

Para a elaboração da proposta, serão consideradas as melhores práticas internacionais de Políticas Nacionais de Infraestrutura da Qualidade bem como a infraestrutura existente no Brasil e seu impacto na economia.

Além das instituições integrantes do Grupo de trabalho, poderão participar, como convidados, especialistas, representantes da indústria e do comércio e da administração pública federal. A meta é que a proposta esteja consolidada no início de 2022.

Fonte: Inmetro