Normalização

Palestra discute a Política Nacional da Infraestrutura e Qualidade”

08/09/2022

O SIAMFESP, em parceria com o INMETRO, ABNT e ABRAC, realizou no dia 31 de agosto a Palestra híbrida “Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade e seus Pilares”, com objetivo de debater os processos da implantação do modelo regulatório do Inmetro e a infraestrutura da Qualidade, sua complexidade, abrangência e a importância da participação da sociedade.

 

DSC 0245O evento foi aberto pelo diretor Executivo do SIAMFESP,  Celso Rodrigues que destacou a importância dos temas abordados durante o evento, não como algo novo, mas como um processo que vem sendo construído e que ainda levará um tempo para terminar. “Convido todas as entidades a participarem deste projeto que vai mudar a forma de relacionamento do setor produtivo com o mercado e a sociedade.”

O primeiro palestrante foi o gerente de projetos do INMETRO, Marcos Aurélio Lima de Oliviera,  que destacou os pilares da governança. “Nós temos a governança sustentada por duas  estruturas,  a regulatória e a política. Sendo que  não é uma política do INMETRO, é sim de estado, para que possam permear todas as cadeias produtivas e para isso, nós estamos construindo essa política com todos os setores produtivos. Fazem parte: Confederação Nacional da Indústria, Confederação Nacional do Comércio, Confederação Nacional do Serviço e Confederação Nacional do Agronegócio, ABNT, ABRAC e representantes do Ministério da Economia. Portanto, temos representados aqui, 99% de toda a cadeia produtiva do nosso país”, destacou. 

Mario William Esper, presidente da ABNT, fez questão de explicar melhor sobre quais são os trabalhos que a ABNT vem desenvolvendo na normalização. “Temos três pilares fundamentais, a metrologia, normalização e avaliação da conformidade. A ABNT tem colaborado no pilar da normalização e ela deve dizer como atingir os requisitos essenciais, escolhendo, identificando a tecnologia e dizendo como cumprir as normas técnicas”, falou ainda sobre a importância da adoção de Práticas Recomendadas para atender demandas emergentes da sociedade, até que se produza respectivas normas técnicas, se for o caso.

O vice-presidente de Produtos da ABRAC, Alexandre Xavier Martins, explica que, nos três pilares, a ABRAC está relacionada ao pilar da conformidade. “Visa avançar desde já, um passo a diante de tudo o que se foi apresentado. Onde o senso comum entre o modelo regulatório e a política nacional de infraestrutura da Qualidade que são baseados principalmente em diretrizes e princípios de uma maneira alinhada aos tempos atuais. É estabelecer diretrizes de comum acordo entre a sociedade, trabalhando junto com os setores produtivos e junto com a sociedade a colocar em prática essas questões.”

O assessor técnico, Roney Honda Margutti, dirigiu algumas perguntas aos palestrantes, reforçando o trabalho que o SIAMFESP vem realizando no desenvolvimento do Modelo Regulatório Inmetro e as Políticas para Infraestrutura da Qualidade.

Ao final o diretor do SIAMFESP abriu espaço para algumas perguntas que foram encaminhadas pelo participantes virtuais. “O SIAMFESP não busca um interesse particular ou um interesse privado e sim construir e proporcionar um mercado livre e isonômico tecnicamente para todos”