Normalização

Últimas Ações de Normalização do ABNT/CB-248

19/12/2024

O SIAMFESP está finalizando as ações de normalização de 2024, como Entidade de Secretaria Técnica do Comitê Brasileiro de Esquadrias, Componentes e Ferragens em Geral (ABNT/CB-248), com novidades e informações atualizadas sobre os trabalhos em desenvolvimento nas Comissões de Estudo.

Site 343 foto 5No dia 28 de novembro, o SIAMFESP organizou as reuniões da Comissão de Estudo de Esquadrias e Fachadas-cortinas (CE-248:001.001), e da Comissão de Estudo de Guarda-corpos (CE-248:001.002).

09ª Reunião/2024 – CE-248:001.001 – Esquadrias e Fachadas-Cortina:

Na última reunião do ano, a Comissão de Estudo continuou as discussões sobre o desenvolvimento da norma técnica brasileira de fachadas-cortinas, focando nos requisitos sobre a estanqueidade à água para as tipologias de fachadas e sistemas de vedação vertical externos definidos no texto-base. Foram apresentadas as informações sobre o resultado da análise sistemática antecipada do ano 2025, as atualizações dos projetos de revisão de normas correlacionadas com a CE de esquadrias, os projetos de normas que entraram em consulta nacional e a proposta do plano de normalização setorial da comissão para o ano 2025.

Durante a reunião os membros presentes debateram sobre a proposta da tabela de requisitos de estanqueidade à água para as diferentes tipologias definidas com folhas e fixas e folhas móveis, propondo critérios de avaliação e considerando as possíveis inovações tecnológicas e a necessidade de não inibir os futuros desenvolvimentos.

A coordenação da CE apresentou o resultado da análise sistemática antecipada do ano de 2025 das normas ABNT NBR 16851, perfis de PVC rígido para esquadrias – requisitos (Parte 1) e métodos de ensaio de cores claras (Parte 2) que tiveram seu conteúdo técnico confirmado, dispensando a necessidade de revisões nesse momento.

Foi debatida proposta pela CE de esquadrias sobre o projeto de revisão da norma ABNT NBR 7199 (Aplicação de Vidros na Construção Civil), que estabelece o procedimento de validação da espessura do vidro para esquadrias entre vãos por ensaios. A ABRAVIDRO apresentou contraproposta que mantém o ensaio segundo as pressões de vento da ABNT NBR 10821-2 (Esquadrias externas para edificações – Classificação e Desempenho) adicionando as condições específicas para o uso segundo os tipos de edifícios e categorias de rugosidade do terreno.

A coordenação da CE informou que a Comissão de Estudo de Resistência ao fogo, agendou a reunião especial de análise da consulta nacional da ABNT NBR 10636-6 (Fachadas cortina – Sistemas totalmente ou parcialmente resistentes ao fogo e selagens perimetrais) para o dia 15 de janeiro e destacou que esse projeto de norma tem interface com a futura norma de fachadas-cortinas em desenvolvimento.

Finalizando a coordenação da CE apresentou a proposta de calendário das reuniões para o ano de 2025, que continuará a ocorrer na terceira semana do mês, sempre às quintas-feiras no período da manhã.

09ª Reunião/2024 – CE-248:001.002 – Guarda-corpos:

A Comissão de Estudo na 9ª e última reunião do ano continuou a discussão do projeto de revisão da ABNT NBR 14718 (Guarda-corpos para edificações) avaliando as propostas de ajustes nos procedimentos de ensaios, nos requisitos de projeto para estabelecer o tipo de vidro a ser aplicado, e nos requisitos para instalação de guarda-corpos em muretas. Os membros participantes revisaram os métodos de ensaio de esforços estático horizontal e vertical, propondo ajustes nas terminologias e descrição dos procedimentos. Avaliaram a proposta do plano de normalização setorial da comissão para o ano 2025.

Nas discussões sobre os ensaios de esforços estático horizontal e vertical os membros presentes avaliaram as propostas de ajuste do CBIC-GANT, quanto à terminologia, procedimento de aplicação de forças, e procedimentos de orientação para os projetistas. Foi debatida a questão dos requisitos para a elaboração do relatório de ensaio e da alteração de terminologia de esforços de uso e segurança para forças de uso e segurança. Foi enfatizado que a aprovação do guarda-corpo, será feita após a realização e aprovação em todos os ensaios previstos na norma, sendo: esforço estático horizontal, esforço estático vertical e impacto de corpo mole.

Nesta reunião os membros também concluíram a leitura, proposta de ajustes e validação da minuta de texto base até o Anexo B (Esforço estático vertical), a coordenação da CE, que está programada a retomada das discussões em fevereiro/2025, a partir do Anexo C (Impacto de Corpo Mole), a previsão que o projeto de revisão da ABNT NBR 14718 (Guarda-corpos para edificações) seja liberada para o processo de consulta nacional em meados do 2º trimestre de 2025.

Encerrando, a coordenação da CE apresentou e planejou as futuras reuniões avaliando e validando a proposta do calendário de reuniões para o ano de 2025 que também continuará a ocorrer na 3ª semana do mês, sempre às quintas-feiras no período da tarde, e o andamento das normas em desenvolvimento pela Comissão de Estudo (CE).

Consulta Nacional do Projeto de revisão ABNT NBR 14913 (Fechaduras de embutir e sobrepor)

A Secretária Técnica do ABNT/CB-248 informa que o projeto de revisão da ABNT NBR 14913 que foi desenvolvido e liberado pela ABNT/CE-248:002.002 – Comissão de Estudo de Fechaduras de Embutir e Sobrepor, foi adicionado à consulta nacional em 10/12/2024 pelo período de 30 dias.

O acesso ao projeto de revisão da ABNT NBR 14913, deve ser realizado no site ABNT Consulta Nacional pelo link https://www.abntonline.com.br/consultanacional/

Para fazer a leitura e envio de contribuições, é necessário realizar o cadastro no próprio site.

Acompanhe as redes socias do SIAMFESP e fique por dentro de todas as informações e atualizações.

O SIAMFESP se coloca à disposição para qualquer dúvida, basta entrar em contato através do e-mail siamfesp@siamfesp.org.br, celular/whats: (11) 98577-0180 ou telefone (11) 2291-5455.