Normalização

Comissão Aprova Ensaio de Abrasão

15/03/2019

CE abrasao

No dia 13/mar/19 foi realizada no SIAMFESP a reunião ordinária da ABNT/CE-178:002.002 – Comissão de Estudo de Revestimentos de Metais e Plásticos Sanitários, coordenada pelo seu Assessor Técnico, Roney Honda Margutti, na qual foi aprovado o ensaio de verificação da resistência à abrasão.

O método de ensaio, inédito para o segmento de metais e plásticos sanitários, trata-se da simulação da operação de limpeza realizada nas superfícies de torneiras, acabamentos de registros, de sifões etc., embora seja

chamado de abrasão é na verdade um ensaio de lavabilidade, ou seja, o equipamento utiliza uma esponja com detergente e realiza movimentos de vai e vem.

Como a comissão entende que o ensaio é valido, porém ainda há a necessidade de uma maior divulgação e experimentação junto às empresas, laboratórios e partes interessadas. Desta forma, será elaborado um documento técnico que será disponibilizado à toda sociedade para maior divulgação e introduzir a cultura desta verificação junto ao segmento.

Posteriormente, o método de ensaio amplamente divulgado, deverá ser incorporado à norma ABNT NBR 10283 – Revestimentos de superfícies de metais e plásticos sanitários, e neste período a comissão tratará do ensaio de resistência à água quente e a classificação de resistência à corrosão.

Para maiores informações entrar em contato com o SIAMFESP no telefone: 11-2291-5455.

Fonte: Gerencia de Tecnologia SIAMFESP – Roney Honda Margutti