Normalização

Reunião Especial – ABNT NBR 5626 – Instalações Prediais

07/03/2019

Instalacoes prediais

Após um longo processo de harmonização técnica envolvendo a revisão e unificação das normas ABNT NBR 5626 – Instalação predial de água fria e ABNT NBR 7198 – Projeto e execução de instalações prediais de água quente, o projeto de norma elaborado foi disponibilizado à sociedade brasileira para Consulta Nacional em 04/dez/18, ficando disponível pelo período de 60 dias.

A necessidade de revisão e modernização destas normas é muito grande, uma vez que a ABNT NBR 5626 tem sua última versão

de 1998 e a ABNT NBR 7198 de 1993, considerando ainda a grande evolução tecnológica percebida nos atuais produtos hidráulicos ofertados e disseminados atualmente, como o aquecimento solar e reuso de água de chuva.

O SIAMFESP atua intensamente nos trabalhos desta revisão por meio de seu Assessor Técnico, Roney Honda Margutti, também coordenador da ABNT/CE-178:002.001 – Comissão de estudo de comandos hidráulicos, no âmbito do CB-178 – Comitê Brasileiro de Componentes de Sistemas Hidráulicos Prediais.

Margutti destaca a importância desta atuação lembrando que “as normas de sistemas hidráulicos são chamadas de normas-mãe para os componentes, ou seja, ditam as regras e condições de contorno para a elaboração de normas de comandos hidráulicos como, por exemplo, as pressões para a verificação da estanqueidade de torneiras, registros e misturadores”.

A reunião para a análise da Consulta Nacional do Projeto de Norma de Instalações Hidráulicas Prediais está agendada para o dia 15/mar/19, às 09h00, nas dependências do SindusconSP, que abriga o CB-02 – Comitê Brasileiro de Construção, responsável pelo andamento dos trabalhos.

Para maiores informações entrar em contato com o SIAMFESP no telefone: 11-2291-5455

Fonte: Gerencia de Tecnologia SIAMFESP – Roney Honda Margutti