Normalização

Utensílios Domésticos – ABNT e INMETRO

20/02/2019

Juntas al

No dia 18/fev/19, aconteceu a 01ª Reunião de 2019 da ABNT/CEE-066 – Comissão de Estudo Especial de Utensílios Domésticos Metálicos (UDM), nas dependências do SIAMFESP, a qual é coordenada pelo seu presidente Sr. Arcângelo Nigro Neto.

Na ocasião apresentou-se o retorno do INMETRO para os prazos de fiscalização orientativa junto às revendas, que devem ser definidos em portaria específica a ser publicada em breve.

Além da questão dos prazos também foi esclarecido que pinturas externas fazem parte de uma mesma família e a avaliação de uma cor pode ser utilizada para as demais.

O Assessor Técnico do SIAMFESP, Sr. Roney Honda Margutti, destaca a discussão sobre peças de reposição e a norma ABNT NBR 15684 – Peças de reposição para panelas de pressão, que deve ser revisada e solicitada ao INMETRO a sua regulamentação.

Juntas2 al

Neste período, continuam os trabalhos de desenvolvimento de metodologia de avaliação de revestimentos antiaderentes, contratado pelo SIAMFESP, junto à UCS – Universidade de Caxias do Sul, que será conduzido pelo Prof. Dr. Alexandre Fassini Michels, tendo como objetivo a proposição um método que permita avaliar a antiaderência de revestimentos das amostras fornecidas ao longo do uso dos utensílios.

Para maiores informações entrar em contato no telefone: 11-2291-5455.

Fonte: Gerencia de Tecnologia SIAMFESP – Roney Honda Margutti