Normalização

GT Guarnições para Esquadrias – Retomada dos trabalhos

06/05/2019

No dia 24/abr/19 ocorreu a reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Guarnições no âmbito da ABNT/CEE-188 – Comissão de Estudo Especial de Componentes para Esquadrias, que se encontrava em recesso em função dos ensaios laboratoriais.

Esta reunião ainda foi realizada sob a coordenação do Assessor Técnico do SIAMFESP, Roney Honda Margutti, pois agora o texto base deverá ser elaborado pelas empresas interessadas.
20190424 145242 300x225

Na ocasião foi divulgado a todos os participantes da reunião,  que a comissão realizou com o laboratório de ensaios,  onde tomou-se conhecimento de uma norma internacional que possibilita a identificação do polímero que foi utilizado para a fabricação das guarnições.

Com esta possibilidade de identificação do composto utilizado, os trabalhos podem fluir e serem concluídos, uma vez que o GT indicou que os ensaios no composto poderão ser realizados em função de cada material, mantendo para a guarnição extrudada apenas os ensaios de tensão de ruptura e alongamento.

20190424 145250 300x225

O ensaio de DPC – Deformação Permanente sob Compressão deverá ser reavaliado em função da dificuldade de se obter corpos de prova das amostras por conta de suas dimensões e geometria, porém devido ao fato da possibilidade de se identificar a matéria prima utilizada, mesmo as guarnições que não tenham esta informação poderão ser avaliadas e testadas.

Para maiores informações entrar em contato com o SIAMFESP no telefone: 11-2291-5455

Fonte: Gerencia de Tecnologia SIAMFESP – Roney Honda Margutti

 

Veja a lista completa