Normalização

Persianas – Trabalhos avançam na CEE-188

10/06/2019

No dia 16/mai/19 ocorreu a 3ª Reunião de 2019 da ABNT/CEE-188 – Comissão de Estudos de Componentes para Esquadrias, coordenada pelo assessor técnico do SIAMFESP, Roney Honda Margutti, na qual foram tratados os assuntos relacionados com a normalização de persianas.

Na ocasião foi estuda a norma europeia que versa sobre o produto, a EN 1932 - Persianas externas - Resistência à carga de vento - Método de ensaio e critérios de desempenho, corroborando a discussão da comissão sobre a elaboração de um ábaco com dimensões máximas de esteiras em função da região e altura da edificação.

Contando com a presença de consultores e sistemistas, a comissão recebeu a demanda para o fornecimento de informações relacionadas ao componente como o tamanho do rolo para o dimensionamento da caixa de uma determinada linha.

Outra questão levantada que deverá ser considerada nas próximas reuniões é a questão da resistência à corrosão ficando combinada a revisão de normas já publicadas visando um melhor tratamento do assunto com a criação de classes superiores de desempenho para braços e articulações.

juntas Ferragens 16 junho 19

Para maiores informações entrar em contato com o SIAMFESP no telefone: 11-2291-5455

Fonte: Gerencia de Tecnologia SIAMFESP – Roney Honda Margutti