Normalização

Evento explica importância das certificações internacionais

05/08/2019

O selo é voltado para empresas de revestimento de perfis de aço e de alumínio, principalmente para esquadrias.

qualicoat1

O SIAMFESP recebeu no último dia 31 de julho, evento elaborado em parceria com o Instituto Beltrame da Qualidade, Pesquisa e Certificação (IBELQ) e com a Associação Brasileira das Indústrias de Portas e Janelas padronizadas (ABRAESP), para o lançamento de um selo para empresas de revestimento de perfis de aço e de alumínio, principalmente para esquadrias.

Qualicoat juntas9

De acordo com o Assessor Técnico do SIAMFESP, Roney Honda Margutti, a ideia é trazer uma Certificadora Internacional reconhecida na Europa e nos Estados Unidos, para que as empresas também possam ter acesso a essa qualificação. A ABRAESP será a entidade técnica que fará essa gestão e o Instituto responsável por fazer a verificação será o IBELQ. O EQUILAM será o laboratório que fará os testes, logo, o QUALICOAT, QUALANOD e QUALISTEELCOAT vão ceder o selo para as entidades. O SIAMFESP, por sua vez será um apoiador.

qualicoat2

Na abertura do encontro Margutti ressaltou o papel desenvolvido pelo Sindicato em prol do setor e o impacto das normas técnicas no crescimento da entidade. “O Siamfesp é um Sindicato que cresce pela conformidade técnica, fiscal e trabalhista e, inclusive, nós estivemos junto ao Inmetro fazendo um pleito para que pudesse haver uma  regulamentação do mercado do Inmetro para esquadrias, e de lá nasceu esse evento”, afirma.

Ele destaca que são produtos que podem trazer risco à segurança. “A vida e a qualidade do produto deve ser espelhada nas boas práticas. Então o Siamfesp apoia toda e qualquer ação voltada para conformidade técnica, seja de certificação, seja de qualificação, seja de normalização.”

qualicoat3

Iniciando a sequência de palestras, Robson Campos, gerente técnico da ABRAESP e Fabíola Rago Beltrame, diretora geral do IBELQ falaram sobre a importância dos processos de certificações para o mercado brasileiro de perfis de esquadrias.

Na sequência, a coordenadora do Laboratório Equilam, Natasha Hummel, compartilhou com o público sua experiência e o trabalho realizado no laboratório. Por fim, Joseg Schopping destacou os três processos. O diretor geral foi destaque no workshop, por trazer seu ponto de vista e vivência de outro país para o mercado brasileiro.

Qualicoat juntas10

Fabíola Rago conta que as qualificações abrem as portas do Brasil para a exportação. “É o mesmo selo solicitado em todo o mundo”, explica. A QUALICOAT é voltada para a pintura no perfil de alumínio, enquanto a QUALANOD é voltada para a anodização deste perfil, e, para a pintura no perfil de aço, adequa-se a QUALISTEELCOAT.

Os novos selos melhoram a imagem do país no setor mundial. “É a demonstração de que estamos fazendo tanto a pintura e o tratamento com qualidade, usando produtos químicos – tintas e produtos de pré-tratamento com qualidade”, conclui Fabíola.

Fonte: AZM Comunicação

 

Veja a lista completa