Normalização

SIAMFESP passa a integrar o SINAT

09/03/2020

SIAMFESP PASSA A INTEGRAR O SINAT

237 500 x 500 SINAT

O SIAMFESP acaba de ser incluído entre as entidades especialistas do SINAT – Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais.

Com isto, o Sindicato poderá se manifestar em situações em que forem oferecidas tecnologia inovadoras em construções geridas pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H.

O Sistema Nacional de Avaliação Técnica é uma iniciativa de mobilização da comunidade técnica nacional para dar suporte à operacionalização de um conjunto de procedimentos reconhecido por toda a cadeia produtiva da construção civil, com o objetivo de avaliar novos produtos utilizados nos processos de construção.

A meta que mobiliza a comunidade técnica é o estímulo à inovação tecnológica, aumentando o leque de alternativas tecnológicas disponíveis para a produção habitacional, sem aumentar, todavia, o risco de insucesso no processo de inovação. Em resumo, busca-se aumentar a competitividade do setor produtivo.

A inclusão do SIAMFESP se deu após uma mudança realizada no sistema. Uma nova Portaria reorganizou o Conselho de entidades. De acordo com o gerente de Tecnologia do Sindicato, Roney Margutti, é importante destacar que mesmo em sistemas inovadores, não se pode deixar de lado a qualidade de partes importantes, como fechaduras e metais sanitários, por exemplo.

A participação no grupo de especialistas do SINAT é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo setor de Qualidade do SIAMFESP. “Estamos orgulhosos e somos sabedores da responsabilidade que é participar de um Conselho tão importante dentro do PBQP-H”, destaca Margutti.

O SINAT é proposto para suprir, provisoriamente, lacunas da normalização técnica prescritiva, ou seja, para avaliar produtos não abrangidos por normas técnicas prescritivas.

A operacionalização do SINAT representa, efetivamente, a criação de uma infra-estrutura fundamental para o desenvolvimento tecnológico do setor da construção civil.

 

Fonte: AZM Comunicação

Veja a lista completa