Normalização

SIAMFESP alerta associados para prazo da pesquisa ISO 9001

24/09/2020

Data limite para responder está prevista para começo de dezembro

Boletim Siamfesp 06As empresas associadas ao SIAMFESP usuárias da certificação ISO 9001 devem ficar atentas ao prazo da pesquisa que está sendo realizada pelo Comitê Internacional ISO/TC 176 Sistema de Gestão da Qualidade, para a análise crítica sistemática (Systematic Review) da norma internacional. A pesquisa está disponível em 13 diferentes idiomas, inclusive português.

Esse processo, que acontece no âmbito do Comitê Brasileiro da Qualidade (CB-25), deve ser encerrado em 2 de dezembro deste ano. A partir de então o Subcomitê 2, encarregado da elaboração da norma, utilizando os resultados desta pesquisa mundial, terá seis meses para decidir o futuro da ISO 9001 para os próximos anos.

A adoção da norma ISO 9001 é extremamente importante no contexto do comércio internacional, como instrumento de eliminação de barreiras técnicas, assim como nas transações comerciais em geral, como mecanismo de garantia da conformidade de produtos e serviços e de cumprimento dos contratos por parte dos fornecedores.

Esta é a oportunidade para os usuários da norma participarem efetivamente na decisão sobre o futuro da ISO 9001.

Para maiores detalhes entre com contato com siamfesp@siamfesp.org.br